Pplware

Unboxing: Equipamento 4G da TMN

Portugal é, do ponto e vista tecnológico, um marco no que toca a inovação. Embora o país não seja todo bafejado pela oportunidade, certo é que estamos certamente no pelotão da frente no servir as mais recentes tecnologias ao consumidor.

A TMN tem sido uma força impulsionadora dessa inovação e recentemente a Portugal Telecom assinalou o lançamento do 4G com uma oferta de Banda Larga Móvel que revoluciona o conceito de utilização da Internet, em mobilidade, em Portugal.

Recebemos os equipamentos em primeira mão para dar a conhecer o potencial da oferta da Portugal Telecom.

Os clientes da PT passam a ter acesso a duas ofertas – TMN 4G e MEO 4G – que, para além da Internet móvel, incluem outros serviços de elevada relevância para dar resposta às novas tendências do mercado e que tiram partido das potencialidades de outras ofertas já existentes no universo PT.

Com a tecnologia 4G, os clientes vão beneficiar de uma nova experiência de Internet móvel com velocidades até 100 Mbps, menor latência e melhor qualidade de rede.

O acesso a este pacote de testes que nos foi emprestado será usado para testarmos de forma intensiva todas as capacidades e potencialidades que esta nova rede tem para oferecer.

Resolvemos que a avaliação desta nova rede e dos serviços associados não deveria ser realizada nos locais mais óbvios, onde a cobertura da rede está já garantida com um elevado grau e por isso estes testes vão ser feitos em locais que a TMN garante cobertura, fora dos centros urbanos de referencia.

Claro que para realizar estes testes tivemos de nos equipar com equipamentos capazes de usar a rede 4G. Para isso foi fornecido um “pacote” de equipamento que estará dentro em breve disponível em qualquer loja da TMN.

São equipamentos móveis de elevada qualidade, com capacidades mais do que reconhecidas, mas que iremos também analisar de forma exaustiva, quer na vertente de acesso à Internet, sustentado pela tecnologia 4G, mas também como equipamentos para utilização em contextos de produtividade e lazer.

Cartões

O equipamento que nos chegou fez-se acompanhar por dois SIM, específicos para acesso à nova tecnologia 4G. Estes cartões, idênticos em tudo aos normais cartões são a porta de acesso a todas as potencialidades que esta rede tem para oferecer.

Existe a necessidade de usar cartões específicos, que podem ser encontrados em qualquer loja TMN. Se aderirem ao serviço, devem requerer numa loja TMN que vos sejam fornecidos cartões específicos para esta nova tecnologia.

Tablet

Uma das máquinas que nos foram entregues para testar foi o novo tablet da Samsung, da família Galaxy. O Galaxy Tab 8.9 LTE é uma máquina quase perfeita. A sua dimensão inicialmente parecia pequena demais para um tablet, mas ao ser manuseado acabou por mostrar que tem dimensões que se adaptam perfeitamente às nossas mãos.

O pacote em que vem incluído fornece-nos o básico e essencial. O cabo de ligação ao PC e o transformador são os componentes que estão disponíveis.

Este poderia parecer apenas mais um tablet Galaxy, mas existem factores que o destacam. O seu processador Dual Core de 1.5GHz promete que este será um tablet com elevado grau de desempenho e capaz de suportar tudo o que o Android, na versão 3.2, lhe exigir.

Podem ainda contar com um ecrã com uma resolução de 1280px por 800px, com 16M de cores. Adicionem-lhe uma camara frontal de 2MP e uma traseira de 3MP com flash e focagem automática.

Claro que este tablet tem ainda disponível acesso Wifi, GPS e Bluetooth. A memória interna é de 16GB. Por fim deixamos apenas o peso deste equipamento, que é uma referência nesta classe. São apenas 470g, o que convenhamos, é muito pouco!

Este será provavelmente o equipamento que iremos usar de forma mais exaustiva para testar as capacidades que o 4G nos pode oferecer. Isto deve-se à facilidade com que permite “simular” um computador, garantindo assim testes mais reais e próximos da realidade do dia-a-dia.

Telefone

Mas porque o 4G não é apenas para quem tem computador ou tablet, também o serviço será testado num telefone. Aí esperam-se conseguir velocidades que nos vão deixar com o apetite aguçado por ainda mais.

Para estar à altura do que a rede oferece, foi-nos disponibilizado um telefone da Samsung, capaz de estar à altura. O eleito foi o Galaxy S II LTE.

Tal como o equipamento anterior, também o Galaxy S II está apetrechado do essencial para uma utilização imediata. Para além do cabo de ligação ao PC e do transformador, o Galaxy S II tem também disponível auriculares para poderem ouvir música ou realizarem chamadas de mãos livres.

Também este telefone é algo no topo da sua gama. O seu processador é também ele um Dual Core de 1.5GHz, o que vai também garantir elevados desempenhos.

O ecrã generoso, de 4.5 polegadas, com tecnologia Super Amoled e 480 x 800 pixéis, consegue apresentar a informação que a versão 2.3 do Android tem para os utilizadores.

Está equipado com os habituais acessos à rede Wifi, complementado com o acesso Bluetooth, para que possam usar o acesso à Internet sem terem de recorrer ao 4G. Mas na verdade este pode até ser uma situação invulgar e pouco habitual, se a rede 4G debitar as velocidades anunciadas e prometidas. Está ainda disponível GPS e AGPS.

Encontram ainda disponível uma câmara fotográfica traseira de 8MP de focagem automática, com flash. À frente a câmara é de 2MP.

A memória do Galaxy S II é de 16 GB e está disponível um slot para cartão micro SD até 32 GB.

Está então apresentado o pacote que vamos usar para explorar ao máximo as potencialidades que a rede 4G da TMN tem para nos oferecer. As expectativas são elevadas pois esta tecnologia promete velocidades até agora disponíveis apenas no cabo ou em fibra.

Este equipamento será também alvo de uma análise até porque dentro em breve estará disponível nas lojas para todos poderem usar, recorrendo eles também à nova tecnologia agora disponibilizada a nível nacional.

Fiquem atentos que em breve daremos novidades sobre os testes que realizámos, tanto na vertente de acesso na nova rede disponibilizada, como no que conseguimos extrair dos equipamentos que vão dar suporte a esses testes.

Como referimos antes, as nossas expectativas estão elevadas. Esperemos que a rede 4G da TMN esteja à altura do nosso desafio e do que pretendemos testar. Acreditamos que sim!


Homepage: TMN 4G

Exit mobile version