Pplware

Samsung lança Smart TV SDK 5.0

A Samsung, sendo uma das marcas com maior presença no mercado internacional (e no nosso, claro) apresenta também um papel importante como fonte de incentivos a variadas iniciativas inovadoras na área de programação e desenvolvimento aplicacional.

Não só a nível de desenvolvimento aplicacional para o mobile, com o Samsung Apps, mas também no que respeita ao desenvolvimento para as suas SmartTVs, a Samsung tem-se mostrado uma marca bastante activa no reconhecimento de que a comunidade tem e terá de ter sempre uma palavra a dizer acerca das tecnologias que disponibiliza.

Talvez um dos maiores exemplos disto é o lançamento de sucessivas versões do seu SDK que permite o desenvolvimento nativo de aplicações para as suas SmartTVs.

Recentemente foi lançada mais uma versão do seu SDK, a Smart TV SDK 5.0 que permitirá entre outras coisas, o controlo de grande parte dos electrodomésticos lá de casa.

A Samsung Electronics anunciou recentemente o novo Smart TV Software Development Kit (SDK – Kit de Desenvolvimento de Software) 5.0, que oferece aos developers (produtores de aplicações) as ferramentas de que necessitam para construir aplicações para a plataforma Smart TV.

O novo SDK para Samsung Smart TV expandiu as plataformas disponíveis para um desenvolvimento de aplicações mais simples e as suas funcionalidades foram dramaticamente melhoradas para otimizar a usabilidade e desempenho das aplicações. O SDK 5.0 é compatível com mais dispositivos que o seu predecessor e vai permitir aos consumidores o controlo dos seus electrodomésticos – entre os quais se incluem os sistemas de iluminação, de ar condicionado e dos frigoríficos – recorrendo a aplicações de Smart TV da Samsung.

Com o número de subscritores e de downloads de SDK a aumentar anualmente, o site do Samsung Development Forum está a tornar-se numa das maiores comunidades de developers de aplicações para TV do mundo”, disse YoungKi Byun, Vice Presidente da Equipa de Pesquisa e Desenvolvimento de Software, Samsung Electronics. “Planeamos disponibilizar plataformas mais variadas e melhorar o ambiente de desenvolvimento para expandir o ecossistema de aplicações para Smart TV”.

A nova versão do SDK foi concebida para responder às necessidades da comunidade de Samsung Developers para expandir o número de equipamentos compatíveis. Ao fazê-lo, a marca está a trabalhar para construir um ecossistema de aplicações mais rico.

Uma das funcionalidades excepcionais do novo Smart TV SDK da Samsung é uma Web UI Framework para o Samsung Smart TV Caph (Beta Cassiopeia). Graças à sua nova framework, os developers podem usar standards HTML 5 para mais rapidamente criarem novas aplicações recorrendo a efeitos de animação e design cada vez mais sofisticados. A Samsung é também a primeira empresa do sector de Smart TVs a usar a tecnologia PNaCL, que permite que os developers ofereçam apps através de vários modelos de Smart TV sem terem de se preocupar com questões de compatibilidade.

Além disso, a Samsung melhorou as funcionalidades do anterior modelo SDK, incluindo a funcionalidade multi ecrã e o IDE browser-based. O Multi-Screen (multi-janela) permite que as aplicações sejam usadas tanto na televisão como nos equipamentos móveis e o IDE browser-based ajuda no processo de desenvolvimento das aplicações, permitindo que os developers trabalhem dentro do browser web sem precisarem de recorrer a uma ferramenta separada.
Homepage Forum Developers Samsung

Exit mobile version