Ao longo dos últimos meses temos apresentado alguns dos novos routers que fazem parte do portefólio da TP-Link. Estes destacam-se da concorrência pela facto de incorporarem as últimas tecnologias disponíveis para redes sem fios, garantindo velocidades de transmissão na ordem dos Gbps e também a melhor cobertura.
Recentemente fomos desafiados para apresentar em detalhe todas as funcionalidades dos routers TP-Link, assim como realizar alguns testes tanto ao nível de velocidades como no que diz respeito à cobertura.
Para a elaboração deste conjunto de tutoriais foi-nos gentilmente cedido pela TP-Link o Archer C8 que passamos a apresentar.
Características do Archer C8
Este router destaca-se por garantir velocidades de transmissão na ordem dos 1750 Mbps (1300 Mbps na gama dos 5 Ghz + 450 Mbps na gama dos 2,4 Ghz), o que é ideal para jogos online, Streaming HD e também downloads (não descartando, obviamente, a velocidade da ligação à Internet oferecida pelo operador).
Além disso, o Archer C8, tal como o seu sucessor, o C9, destaca-se pela excelente cobertura que oferece e também por incorporar a tecnologia beamforming, que orienta o sinal das antenas para o local onde se encontram os equipamentos, garantindo assim ligações eficientes mesmo em longas distâncias.
O Archer C9 vem com um CPU Dual-Core a 800 Mhz, tem 4 portas RJ45 a 10/100/1000 Mbps, 1 porta USB 2.0, 1 porta USB 3.0 (para partilha de impressora e partilha de ficheiros), Firewall integrada entre outras tecnologias para garantir a melhor segurança dos utilizadores.
Outras características
- Controlo Parental
- Botão para ligar/desligar Wi-Fi
- WDS
- Possibilidade de criar rede Wi-Fi adicional (guest network)
- Servidor FTP
- Media Server
- Storage Sharing
- Printer Sharing
- Suporte para IPv6
- Fácil de configurar
- Tether APP
Destaque ainda para o menu IPTV que possibilita a ligação directa do router ao ONT.
Como aceder ao router?
Depois de ligado o equipamento à energia, podemo-nos ligar ao mesmo através de um cabo de rede ou então via rede wireless. Todos os parâmetros definidos de fábrica (ex. SSID, passwords, etc) encontram-se na parte traseira do equipamento.
Depois de nos ligarmos a uma das redes sem fios disponibilizadas, vamos aceder à interface de gestão do equipamento através do endereço http://192.168.0.1. As credenciais de acesso estão também na traseira do equipamento.
Depois de entrarmos na interface de gestão do equipamento, a primeira coisa que devemos fazer é mudar as credenciais de acesso e também definir novos nomes para as redes sem fios e mudar também a password. Hoje vamos apenas mostrar como mudar a password da interface de gestão.
Mudar a password da interface de gestão
Para mudar as credenciais de acesso à interface de gestão vamos a System Tools > Password
Depois é só indicar as credenciais de acesso antigas e as novas credenciais. Por fim, devem carregar em Save.
E por hoje é tudo. Como podem ver este router tem muitas funcionalidades interessantes que iremos explorar em próximos artigos. Esteja atentos e qualquer duvida ou questão não hesitem em deixar nos comentários. Mesmo não tendo o Archer C8, e tendo um TP-link, certamente que muitas das funcionalidades que vamos analisar também deverão estar presentes.