Pplware

Replicator 2 – O Joalheiro no mundo da impressão 3D

Por Gonçalo Leitão para o PPLWARE

“Makerbot, liderando a próxima revolução industrial”.

Este é o slogan da firma de Brooklyn, Nova Iorque, que desde 2009 se dedica a reproduzir objectos em 3 dimensões. O Modelo mais recente das suas impressoras 3D, o Replicator 2, tem uma série de inovações e sobretudo cada vez mais parece um equipamento final, sem o look homemade das anteriores cuja montagem era finalizada pelo cliente. Capaz de 100 microns por camada, tão fino como uma folha de papel.

A tecnologia por trás deste projecto (bem como outras Impressoras 3D) é simples. Trata-se de um filamento de plástico (ABS) que ao ser derretido pelo cabeçote da impressora, camada por camada, nas dimensões X Y e Z, gera um objecto Tridimensional sólido e resistente igual ao que encontramos nas prateleiras das Lojas.

Será como ter uma pequena “China” em casa nas palavras de Chris DiBona, chefe do departamento de programas open source da Google.

No site da Makerbot, encontramos para download o software Makerware, ferramenta dedicada ao Replicator, e que permite o manuseamento mínimo das peças que entretanto foram realizadas em softwares como o Sketchup, 3d Studio Max ou 123d da Autodesk.

Sites como o Thingiverse são os depósitos de desenhos 3D na Internet. Podemos encontrar mobiliário, brinquedos, peças industriais, objectos de decoração e até joalharia!

O modelo Replicator 2 custa 1.650,00€ e vem equipado com uma bobine de filamento PLA branco. Existem várias cores de filamento. No modelo 2X a impressora tem 2 cabeças o que permite realizar o objecto em 2 cores.

Pensem nas implicações do conceito. Fazer o download do objecto a partir da net (em open source ou pago), imprimi-lo em casa (como fazemos com a musica ou filmes por ex.), ou utilizar a impressora para criar modelos rápidos (protótipos industriais, maquetes de arquitectura, utensílios personalizados, próteses ortopédicas etc.).

A indústria como a conhecemos sofrerá uma grande revolução, já que a distribuição e manufactura em escala serão eliminados.

Existem outros modelos de impressora, com tecnologias equivalentes como a UP!, com tecnologia a laser como a Form1 da Formlabs, e as impressoras da ZCORP, lideres na impressão 3D a cores, que utilizam Pó Compósito e uma cabeça de tinta que “cola” e solidifica. Vale a pena falar ainda na RepRap, projecto open source pioneiro, talvez o mais lowcost de todos, já que as suas componentes estão disponíveis para download. Uma impressora pode auto-replicar-se!

Lojas como a Ikea serão em breve portais de download de objectos 3D?

Exit mobile version