Turbo mode garante 50% a mais de performance
O Raspberry Pi, um dos mini PCs mais populares e potentes, tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Recentemente, os responsáveis pelo projecto anunciaram que o Raspberry Pi é um equipamento muito versátil e que, actualizando o firmware do equipamento se consegue realizar um overclocking, que aumenta a performance do equipamento em 50%.
Num anuncio oficial (ver aqui) a equipa responsável pelo projecto Raspberry Pi informou que podemos aplicar o “Modo turbo” , de uma forma controlada e estável. Segundo os testes realizados e publicados, é possível fazer com que o processador que funciona tradicionalmente a 700 Mhz chegue a 1 Ghz. Além disso, os testes realizados comprovaram também que o overclocking não afecta o tempo de vida do equipamento já que actua de uma forma controlada ou seja, o modo turbo é activado quando o equipamento está em pleno funcionamento e quando o equipamento atinge os 85ªC o modo turbo passa a funcionar de forma limitada.
We are happy that the combination of only applying turbo when busy, and limiting turbo when the BCM2835′s internal temperature reaches 85°C, means there will be no measurable reduction in the lifetime of your Raspberry Pi.
O utilizador poderá escolher 1 dos 5 tipos de overclocking presentes raspi-config, sendo que o mais “potente” permite colocar o processador a uma frequência de 1 Ghz conseguindo-se assim que o processador seja 52% mais rápido no calculo com inteiros, 64% mais rápido no calculo com vírgula flutuante e 55% mais rápido no acesso à memória.
Testes realizados a 700 Mhz
Activando o overclocking a 1 Ghz
Este novo modo está disponível através de uma actualização de firmware, onde são também disponibilizados widgets para consultar em tempo real a temperatura e a frequência de relógio. Além disso, foram também implementadas melhorias significativas a nível da interface USB, melhor suporte para áudio analógico, software extra instalado por omissão (como é o caso do SmartSim e PenguinsPuzzle), melhor suporte para WiFi dongles.