As drives SSD querem de facto conquistar o espaço dos discos mecânicos, contudo o seu maior problema é mesmo a capacidade e o custo associado a essa capacidade.
Mas… esperem, falamos em capacidade? Parece que caiu esse mito. Pelo menos é assim que querem que seja visto este lançamento, como o desaparecer do mito que diz que as drives SSD padecem de pouco espaço de armazenamento, isto porque o novo Fixstars SSD-13000M oferece 13TB num drive 2.5… um monstro transvestido com silhueta de manequim!
Em Dezembro passado escrevíamos que, se tinha ideias de comprar uma drive SSD, deveria esperar porque o mercado deste componente iria sofrer uma baixa de preço. Os factores apontados são vários, mas na verdade o facto é que estão a evoluir bastante tecnologicamente. Prova disso foi a apresentação da Samsung, no passado mês de Novembro do seu mais recente SSD 950 Pro que, segundo a empresa, consegue bater em velocidade qualquer outro disto deste segmento sendo até 4 x mais rápido que os SSDs tradicionais.
Barreira dos 13TB ultrapassada
Se em Maio do ano passado se sonhava com os 10TB a verdade é que actualmente foi ultrapassada a barreira dos 13TB.
O novo Fixstars SSD-13000m é uma fabulosa drive de 13 TB de 2.5 polegadas, tornando-se no maior SSD no mundo, no momento em que apresentamos este artigo. A par desta apresentação, a Fixstars também lançou um modelo de 10TB ao lado da estrela da companhia.
Mas não podemos só olhar para a capacidade, se bem que é onde mais brilha esta drive. Para dar alguma perspectiva, se o utilizador deseja armazenar 13TB em padrões DVD, precisará de cerca de 2.800 discos! Assim percebe o salto que é dado numa só drive que pode morar no seu portátil, verdade?
Ambas as drives de 10TB e de 13 TB oferecem velocidades de leitura de até 540 MB / s e gravações sequenciais de até 520 MB / s.
The Fixstars SSD series has been highly regarded for their distinct reliability on steady read/write performance that lasts over time.
Referiu Satoshi Miki, CEO da Fixstars
Esta drive SSD traz um sistema de controlo de temperatura para minimizar qualquer risco de dano provocado pelo calor. Além disso há também um modo de alta durabilidade opcional que, aparentemente, triplica a longevidade da unidade, embora ao optar por este sistema a capacidade de armazenamento é reduzida para metade (mesmo assim terá uns meros 6.5TB).
E o preço?
O preço aqui tem um reflexo directo. Esta unidade tem um preço fora do alcance do utilizador comum e é voltado para empresas e para tarefas como processamento de vídeo para serviços pesados e de alto rendimento. Para ter uma ideia, o porta-voz da empresa apenas deu uma estimativa do preço de mercado, segundo o responsável da empresa Fixstars, esta unidade vendida no comércio de retalho poderá rondar os 13 mil dólares, fazendo uma conversão directa estamos a falar em cerca de 12 mil euros. A empresa espera começar a comercializar já no próximo mês de Fevereiro nos Estados Unidos.