Por Filipe Caetano | MagicKey para o PPLWARE
Muitas vezes acontece a quem utiliza o Arduíno ter que o ligar ao PC só e apenas para poder ter uma forma de debug.
No entanto esta solução não se mostra nada conveniente, ou porque não da jeito ter o PC por perto ou até porque estamos a utilizar a porta serie para comunicar com outro dispositivo ou ainda porque queremos apenas mostrar ao utilizador algo muito simples.
Partindo deste problema, mostramos hoje uma forma conveniente de fazer o output das variáveis utilizadas no Arduíno.
Utilizando uma board Arduíno Duemilanove, um LCD de 16×2, um potenciómetro de 10 kohm e um simples botão construi-se um contador de segundo com função de reset.
Partindo do exemplo disponibilizado na biblioteca de exemplos do Arduino (como mostra na imagem) construi-se este simples exemplo.
O código desenvolvido e comentado é apresentado em baixo.
// adicionar ao projecto a livraria que permite usar o LCD de 16x2
#include <LiquidCrystal.h>
int segundos=0;
int botao = 7; // porta a usar para ligar o botão
int estadobotao=0; //Guarda o estado do botão
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); //variável com a informação dos pinos a usar na comunicação com o display
void setup() {
pinMode(botao, INPUT); // inicialização do pino defenido para o botão como sendo uma entrada
lcd.begin(16, 2); //inicialização do display
lcd.print("PPLWARE"); //escrita na primeira linha do display
}
void loop() {
delay(1000); //período de espera de um segundo
segundos++; //incrementação da variável que guarda o tempo da contagem
lcd.setCursor(0, 1); //deslocamento do cursor de escrita no display para o inicio da segunda linha
lcd.print("contagem:"); // escrita do texto "contagem: " no display
lcd.setCursor(10, 1); // deslocamento do cursor de escrita para a segunda linha e para a decima coluna
lcd.print(segundos); // escrita do conteúdo da variável 'segundos'
estadobotao= digitalRead(botao); // le o estado do pino onde está ligado o botão
if (estadobotao == HIGH) { // verifica se o botão está premido, e se sim entra
segundos=0; // coloca a variável que guarda o tempo a '0'
lcd.setCursor(0, 1); //deslocamento do cursor de escrita no display para o inicio da segunda linha
lcd.print(" "); // limpa a segunda linha do display.
}
}
Por fim foi apenas necessário ligar o Arduino ao Display de 16×2 de acordo com as especificações do fabricante deste.
É apresentado um esquema da montagem feita.
Após a compilação do código deve então carregar-se para o Arduíno. Quando este passo estiver completo o programa entra em execução, no entanto poderá não aparecer nenhuma informação no display assim deve-se rodar o potenciómetro (de 10Kohm) até que a informação apareça no display.
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