Pplware

Programe no Arduíno – Aprenda a fazer debug num LCD

Por Filipe Caetano | MagicKey para o PPLWARE

Muitas vezes acontece a quem utiliza o Arduíno ter que o ligar ao PC só e apenas para poder ter uma forma de debug.

No entanto esta solução não se mostra nada conveniente, ou porque não da jeito ter o PC por perto ou até porque estamos a utilizar a porta serie para comunicar com outro dispositivo ou ainda porque queremos apenas mostrar ao utilizador algo muito simples.

Partindo deste problema, mostramos hoje uma forma conveniente de fazer o output das variáveis utilizadas no Arduíno.

Utilizando uma board Arduíno Duemilanove, um LCD de 16×2, um potenciómetro de 10 kohm e um simples botão construi-se um contador de segundo com função de reset.

Partindo do exemplo disponibilizado na biblioteca de exemplos do Arduino (como mostra na imagem) construi-se este simples exemplo.

O código desenvolvido e comentado é apresentado em baixo.

// adicionar ao projecto a livraria que permite usar o LCD de 16x2
#include <LiquidCrystal.h>
int segundos=0;

int botao = 7; // porta a usar para ligar o botão

int estadobotao=0; //Guarda o estado do botão

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); //variável com a informação dos pinos a usar na comunicação com o display

void setup() {

pinMode(botao, INPUT); // inicialização do pino defenido para o botão como sendo uma entrada

lcd.begin(16, 2); //inicialização do display

lcd.print("PPLWARE"); //escrita na primeira linha do display

}

void loop() {

delay(1000); //período de espera de um segundo

segundos++; //incrementação da variável que guarda o tempo da contagem

lcd.setCursor(0, 1); //deslocamento do cursor de escrita no display para o inicio da segunda linha

lcd.print("contagem:"); // escrita do texto "contagem: " no display

lcd.setCursor(10, 1); // deslocamento do cursor de escrita para a segunda linha e para a decima coluna

lcd.print(segundos); // escrita do conteúdo da variável 'segundos'

estadobotao= digitalRead(botao); // le o estado do pino onde está ligado o botão

if (estadobotao == HIGH) { // verifica se o botão está premido, e se sim entra

segundos=0; // coloca a variável que guarda o tempo a '0'

lcd.setCursor(0, 1); //deslocamento do cursor de escrita no display para o inicio da segunda linha

lcd.print(" "); // limpa a segunda linha do display.

}

}

Por fim foi apenas necessário ligar o Arduino ao Display de 16×2 de acordo com as especificações do fabricante deste.

É apresentado um esquema da montagem feita.

Após a compilação do código deve então carregar-se para o Arduíno. Quando este passo estiver completo o programa entra em execução, no entanto poderá não aparecer nenhuma informação no display assim deve-se rodar o potenciómetro (de 10Kohm) até que a informação apareça no display.

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