Pplware

Vamos programar com o Arduino – #01: Introdução

Durante o dia da passada sexta-feira, decorreu no Instituto Politécnico da Guarda a segunda edição do evento CreateTech, um evento de tecnologia em que foram abordados diversos temas actuais. Um dos temas mais falados e com mais interesse foi sem dúvida o mundo das IoT (Internet of Things) onde foram debatidas questões relativas à segurança desses dispositivos, como também plataformas onde podem ser utilizadas.

Hoje, o Pplware dá início a uma série de tutorias que têm como objectivo ensinar ao leitor, de uma maneira geral e simplificada, como programar para Arduino.

O Arduino é uma plataforma de hardware livre, projectado com um microcontrolador Atmel AVR, com a qual podemos criar projectos especialmente para IoT e em robótica educativa.

Ao longo desta série de tutoriais iremos transmitir ao leitor os conhecimentos necessários para que lhe seja possível levar para a frente aqueles projetos que tem em mente ou quem sabe abrir-lhe o apetite para se tornar um Maker.

Nesta rubrica vamos começar por perceber as duas grandes funções principais que existem quando estamos a programar o nosso Arduino.

Antes de mais, espera-se que o leitor já tenha uma noção básica em programação, preferencialmente na linguagem C, pois é a linguagem de programação que iremos utilizar ao longo desta serie de tutoriais.

Quando estamos a programar o nosso Arduino nomeadamente no Arduino IDE, verificamos que por omissão nos são apresentadas duas funções, a função setup e a função loop. Essas duas funções são muito importantes especialmente a função loop, pois sem ela o nosso programa não irá funcionar. Vamos conhecer um pouco dessas duas funções.

Função Setup

A função setup é uma função que só irá ser executada uma única vez no nosso programa. Quando o nosso Arduino inicia, seja pela primeira vez ou depois de uma reinicialização. Nesta função tem como objectivo agregar todas as inicializações de variáveis que sejam precisas ao longo do nosso projecto, como também configurações de certos componentes.

void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(botao, INPUT);
conta = 0;
}

Função loop

A função loop geralmente vem logo após a função setup, onde já foram feitas todas as configurações e inicializações de variáveis.

É na função loop que o nosso código irá correr no Arduino, esta função permite que todo o código feito seja executado em constante loop na nossa placa, criando assim um ciclo infinito, onde só irá terminar quando desligarmos o nosso Arduino.

void loop() {
if (digitalRead(botao) == HIGH)
conta = 1;
else
conta = 0;
delay(1000);
}

Após conhecermos estas duas funções já é possível elaborar um pequeno programa no Arduino. Ao olharmos para este tutorial verificamos que são conceitos muito simples, mas por vezes em certos projectos futuros se não temos estes conceitos sabidos iremos encontrar certas dificuldades que podiam ser evitadas.

Esta série de tutorias irá seguir este formato, começando a pouco e pouco até que o leitor consiga por si próprio mandar-se de cabeça para projectos mais ambiciosos. Deixem as vossas sugestões e o que gostariam de ver ao longo destes tutoriais.

Exit mobile version