Pplware

O HDMI 2.2 chega já dentro de dias e traz novidades que nem todos queriam

A HDMI Forum anunciou uma novidade importante. Revelou que o novo formato HDMI 2.2 será apresentado oficialmente no dia 6 de janeiro. Ao mesmo tempo, alertou para uma mudança que aí vem. O HDMI 2.2 chega com um novo cabo. Não é uma surpresa, mas é algo que não acontecia desde há sete anos, quando foi lançado o HDMI 2.1.


Regra geral, quando há uma alteração de numeração no formato HDMI, é necessário um novo cabo. Se alterar apenas a letra, por exemplo 2.1a, é uma atualização de formato que normalmente não requer um novo cabo. Ainda assim, e em algumas situações pontuais, isso não tivesse sido completamente verdade.

O HDMI 2.1, nas suas últimas revisões, aceita resoluções até 10.240 x 4.320 pixeis (10K) a 120 Hz, com uma largura de banda de 48 Gbps. Nenhuma televisão, monitor ou conteúdo atinge estes valores, mas aparentemente não são suficientes.

O HDMI 2.2 aumentará previsivelmente a resolução para 12K, bem como a taxa de bits em resoluções mais baixas, para 144 Hz. Uma das suas inovações poderá ser atingir estes valores sem Display Stream Compression, ou seja, sem comprimir a imagem. Para que tal fosse possível, seria necessária mais largura de banda e, por conseguinte, um novo cabo HDMI.

O lógico é que a versão 2.2 mantém a mesma porta e é compatível com os cabos atuais, oferecendo o máximo que estes cabos suportam. Mas para aproveitar os seus novos recursos, precisará de um novo, algo que nem todos os utilizadores concordam que seja necessário.

O formato HDMI é um formato de televisão, focado nos televisores e nos conteúdos. Mas também está incluído em muitos monitores, placas gráficas e consolas. Precisamente porque cada vez mais PCs e consolas de jogos estão a ligar-se às TVs, o formato tem adicionado suporte para funções de jogos, como maior taxa de atualização e taxa de atualização variável.

Como referido antes, o novo formato HDMI 2.2 será lançado a 6 de janeiro e exigirá um novo cabo. Nesse momento tudo será revelado sobre esta nova versão e sobre as suas capacidades totais.

Exit mobile version