Pplware

NVIDIA Titan V: A GPU mais poderosa para PC alguma vez criada

Entramos numa era onde as poderosas placas gráficas iludem os olhos dos humanos, confundem o real do virtual com poderosos GPUs.

Na indústria das placas gráficas destaca-se claramente a NVIDIA, que anunciou esta semana o lançamento da Titan V, a placa gráfica dedicada ao segmento dos PCs que a empresa diz ser “a GPU de PC mais poderosa criada até ao momento”.


Titan V “a game changer”

O nível de realismo entrou numa etapa que transcende a capacidade do ser humano detetar o que são imagens reais de gráficos criados por estas poderosas placas gráficas. E estas tecnologias estão cada vez mais populares.

Esta placa gráfica, no entanto, não é adequada para todos os públicos, quer pelo seu preço, que é de 2.999 dólares, quer pelos seus benefícios, que, embora permitam que a placa seja usada para jogar, como é óbvio, está mais orientada para cenários de computação intensiva.

 

Inteligência artificial

O mundo está alinhado para 2018 apresentar uma realidade tecnológica nova, com a ajuda da Inteligência artificial. Na verdade, não sendo novo este conceito, o próximo ano, ao que tudo indica, será pródigo em serviços e cenários reais de utilização desta tecnologia e isso fará mudar completamente a vida das pessoas do mais simples ao mais complexo dos serviços. É aqui que a Titan V fará toda a diferença.

A NVIDIA afirma que este modelo pode atingir 13,8 TFLOPS com precisão simples e tem 12 GB de memória HBM2, 5120 núcleos CUDA e 640 “núcleos tensores”, que são precisamente destinados a multiplicar por 9 o seu desempenho na área de aprendizagem profunda e inteligência artificial.

Como podemos ver na informação da empresa, o novo modelo desta família faz uso da nova arquitetura Volta que já vimos na Tesla V100 . A Titan V é a versão “menor” dessa placa gráfica, embora, na realidade, não haja grande diferença desse modelo que custa cerca de 10.000 dólares.

Se as compararmos lado a lado, iremos perceber que elas partilham o núcleo da GPU, o GV110, que tem um tamanho de núcleo de 815 mm2, embora a V100 tenha 16 GB de memória gráfica e 6 MB de Cache L2, em comparação com os 12 GB e 4,5 MB da Titan V. Em termos de consumo, ambas as placas têm o mesmo, um TDP (Thermal Design Powe) “discreto” de 250W.

Na tabela apresentada anteriormente, podemos perceber melhor as “semelhanças” que caracterizam estas ofertas e os segmentos onde estão incluídas. Assim, considerando estas pequenas diferenças, é provável que a NVIDIA tenha outro excelente vencedor no mercado high-end, especialmente quando este modelo é marginalmente menos poderoso que o modelo Tesla V100, mas tem um preço muito mais baixo.

Claro que não a estamos a ver como uma oferta interessante para o utilizador convencional ou para o gamer, mesmo o mais exigente, esta placa marca sim uma nova oferta poderosa para um mercado cada vez mais proeminente, o da investigação, na área da inteligência artificial. Sim, a Titan V é um aliado poderoso.

Via

Exit mobile version