Pplware

Nova consola ASUS ROG Ally é mais fácil de reparar do que a Steam Deck

O segmento das consolas de jogos portáteis tem estado em alta e nos últimos anos têm sido desenvolvidos e lançados novos equipamentos. Um dos últimos é a ASUS ROG Ally e agora há informações de que esta consola é mais fácil de reparar do que a Steam Deck da Valve.


ASUS ROG Ally é mais fácil de reparar do que a Steam Deck

Quem segue as notícias sobre hardware tecnológico certamente que já conhece, ou pelo menos já ouviu falar, do canal iFixit, popular por abrir e testar a durabilidade dos equipamentos, analisando também a facilidade, ou dificuldade, de os reparar.

Nesse sentido, o canal desmontou um exemplar da ASUS ROG Ally e parece que há boas notícias ao nível da reparação para quem estiver a pensar comprar uma destas consolas. De acordo com o iFixit, a ASUS conseguiu montar um produto que pode ser consertado de uma maneira ainda mais fácil e simples do que a rival Steam Deck da Valve.

Em termos concretos, parece ser fácil de chegar até ao interior da consola devido a apenas seis parafusos Philips e alguns clipes de fixação fáceis de retirar. Para além disso, o canal refere que é simples retirar e substituir a bateria da consola da ASUS, sendo este um ponto a favor comparativamente à concorrência.

Veja o vídeo da desmontagem de seguida:

Tanto a bateria como o SSDM.2 2230 integrado na ROG Ally foram fixados por parafusos na estrutura da consola, o que facilita o upgrade de hardware. Por norma, as empresas usam cola para acoplar os componentes, o que acaba por tornar o processo de troca e de reparação mais difícil.

Outro aspeto positivo destacado pelo iFixit é o facto de os comandos analógicos da consola portátil serem baseados numa placa modular, também ela fixada por parafusos. Desta forma, componentes como o dissipador de calor e ventoinhas podem ser removidos facilmente.

Para além disso, o iFixit diz ainda que retirar elementos como as caixas de som, sensor digital e o LED da consola da ASUS é um processo fácil. Mas o mesmo não se aplica ao ecrã do equipamento, uma vez que este foi afixado à placa com uma cola forte.

Exit mobile version