Pplware

Mover um servidor em funcionamento?

Todos os que fazem gestão de servidores ou máquinas têm o secreto gosto por ter o máximo de uptime possível nos seus equipamentos. É uma questão de orgulho e de prova de que os serviços que estão a correr nessas máquinas estão a ser bem cuidados e que estão a funcionar na perfeição.

A necessidade de deslocação de uma dessas máquinas é sempre uma dor de cabeça pois irá obrigar o serviço a estar parado e a reverter o uptime do servidor para o valor mínimo novamente. Mas será mesmo assim? Vejam no vídeo abaixo o que é possível conseguir com um pouco de imaginação.

O que esta equipa propôs fazer é muito interessante para todos os que têm a difícil tarefa de gerir equipamento e as salas técnicas onde estes estão instalados. Propuseram-se a transportar um servidor, que estava com quase 7 anos de funcionamento, de uma sala técnica onde estava instalado para outra a 7 km de distancia. A ideia base era manter o servidor em funcionamento durante o transporte e não deixar de o ter a responder pelo serviço que sempre teve a funcionar.

Para isso tiveram de alterar uma das alimentações que o compunham para que pudesse ser alimentado por uma UPS. Desta forma a máquina não seria desligada e manteria o seu uptime. A parte da rede foi fornecida por um portátil e uma pen 3G. Foi feita uma ligação por cabo entre o portátil e o servidor e foi estabelecida uma VPN para que este estivesse sempre ligado à estrutura de serviço e não houvesse interrupção destes.

Para complicar ainda mais este cenário, propuseram-se a fazer este transporte da forma mais difícil que poderiam imaginar, de transportes públicos.

O resultado final foi o esperado e o servidor manteve-se sempre em funcionamento e sempre a responder aos serviços que tinha a correr. Vejam como tudo foi possível no vídeo que apresentamos abaixo.

Como puderam ver, tudo se passou sem problemas, mas sempre sujeito a falhas e a quebras. Basta que nos proponhamos a fazer o que delineámos e puxarmos um pouco pela cabeça. Tudo é possível e dificilmente não o conseguimos fazer. Temos de precaver os problemas e arranjar maneiras simples de as contornarmos.

Algum dos leitores tem uma história que pretenda partilhar com o resto do Pplware? Usem os comentários para nos contarem as vossas histórias ou para comentarem o vídeo e o feito desta equipa.

Exit mobile version