Pplware

Modder criou um cartão de memória para a PlayStation 1 com um Raspberry Pi

Volta e meia surgem notícias sobre ideias e equipamentos criados pelos utilizadores. Umas mais engraçadas e úteis do que outras, mas, no geral, todas têm um mesmo ingrediente em comum: a criatividade.

Assim sendo, recentemente um modder decidiu criar um cartão de memória para a consola PlayStation 1 da Sony através de um Raspberry Pi.


Criado cartão de memória para a PlayStation 1 com um Raspberry Pi

Possivelmente muitos dos leitores mais jovens não têm ideia de que, para haver uma PlayStation 5, houve inicialmente uma PlayStation 1. Pois bem, esta consola deu o pontapé de saída a um conjunto de PlayStations que se tornaram num verdadeiro sucesso da marca Sony, geração após geração. E basta olharmos para uma PS1 para percebermos quanto é que o mundo tecnológico já evoluiu.

No entanto, estes equipamentos mais antigos também podem estar mais atualizados com algumas alterações simples. E é aqui que entra o modder Daniele Guiliani que criou um cartão de memória para a sua PlayStation 1, através de um Raspberry Pi Pico.

Com esta criação, a consola consegue detetar e validar o cartão de memória através do mini computador. O sistema adiciona uma interface USB ao cartão de memória e faz a ligação através de cabos soldados. Desta forma, o Raspberry Pi é usado para guardar jogos na interface do cartão de memória e este ‘pequeno hack’ permite assim expandir a capacidade da consola para muito mais além dos jogos.

Para além de simples, este processo até acaba por ficar bastante barato. No entanto convém que o utilizador tenha alguns conhecimentos sobre estes sistemas para saber aquilo que está a fazer.

Uma das grandes vantagens desta modificação é a transferência de dados da consola para outros equipamentos. Para além disso, Guiliani adianta que está a trabalhar numa PCB personalizada para que o cartão original não necessite ser partido para ser retirada a parte externa e interna.

Veja melhor esta ideia no seguinte vídeo:

 

A ideia do modder é comercializar este sistema mas, para já, ainda não não revelou uma data de lançamento ou preços. Como tal, será necessário aguardar pela criação do primeiro protótipo funcional para percebermos melhor o que esperar desta ideia.

Pode ver mais detalhes sobre este sistema aqui.

Exit mobile version