O segmento dos Mini PC’s tem ganho nos últimos tempos vários projectos que oferecem as mais diversas funcionalidades e características. O fim dos desktops (na forma como os conhecemos hoje) parece inevitável e os mini-PCs são agora uma área de grande interesse dos grandes players tecnológicos.
Depois de termos apresentado o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, hoje damos a conhecer o MintBox, um Mini PC apresentado recentemente no site da distribuição Linux Mint.
A Linux Mint, em parceria com a empresa Compulab, anunciaram recentemente a disponibilização de um mini PC que vem equipado com a distribuição Linux Mint 12, tendo suporte já para a nova versão do Linux Mint (Linux Mint 13 Cinnamon). De referir que da parceria, apenas 10% dos valores de venda vão para o projecto Linux Mint.
Este projecto é ligeiramente diferente dos que já apresentamos (pelo menos no preço) e consiste num pequeno computador, robusto, bastante silencioso, com um design interessante, e várias interfaces de comunicação.
O MintBox está disponível em duas versões: mintBox Basic e mintBox Pro.
Características base do MintBox:
- Dual-head display HDMI + DisplayPort
- Digital 7.1 S/PDIF e analog 2.0 audio
- Gigabit Ethernet
- WiFi 802.11 b/g/n + Bluethoot combo
- 2 USB3 ports + 2 USB2 ports
- 2 eSATA ports
- Bay for 2.5” SATA HDD
- 2 mini-PCIe sockets / 1 mSATA
- Serial RS232 port
mintBox Basic (Preço $476 –> ~370€ )
- 250GB HDD
- APU G-T40N (1.0 GHz dual core + Radeon HD 6290 – 9W)
- 4GB RAM
- Standard Case
mintBox Pro (Preço $549 ~435€)
- 250GB HDD
- APU G-T56N (1.65 GHz dual core + Radeon HD 6320 – 18W)
- 8GB RAM
- Ribbed Case
As diferenças entre versões, são basicamente ao nível das placas gráficas, processador e design. Outra das características interessantes do MintBox é a facilidade de abrir o computador, podendo assim realizar facilmente upgrades.
Qual a vossa opinião sobre esta onda dos mini-PCS?