Por João Bonell para o PPLWARE
Há muito que os mini PC´s conquistaram o público em geral, estes equipamentos apresentam-se como uma excelente alternativa aos limitados media centers, e superam definitivamente as dispendiosas Smart TVs.
Os consumidores têm vindo a preferir estes mini PCs pela sua portabilidade e porque já oferecem um hardware bastante razoável para o que a maioria das pessoas necessitam.
Existem vários como já foram apresentadas aqui no Pplware, Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, entre outros.
E hoje vou apresentar-vos um equipamento que, pelas suas características e relação preço-qualidade, torna-se obrigatório conhecer.
O UG802 é um mini PC impressionante, vem com Android 4.1.1, um processador de 1.2GHz Cortex-A9 Dual Core e, como se isto não bastasse para chamar à atenção, tem um GPU Mali 400 Quad Core com reprodução a 1080p. Este equipamento está disponível em duas versões, uma com armazenamento interno de 4GB e outra com 8GB.
Características
Sistema: Android 4.1.1
RAM: 1GB
Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n
Interfaces: 1 x USB 2.0, 1 x HDMI 1.3 Output, slot para cartão Micro-SD até 32GB e conector mini USB para carregar a bateria
Audio decoding: AC3, DTS, LPCM, FLAC e HE-AAC
Reprodução de audio: MP3, OGG, WMA e WMA Pro
Reprodução de vídeo: Todos os formatos
Codecs de vídeo: MPEG 1 / 2 / 4, H.264, VC-1, DivX, Xvid, RM8 / 9 / 10, VP6
Dimensões: 89*33*16mm
Peso: 50 Gr
Acessórios: Cabo mini USB, extensão de cabo HDMI e transformador
Este equipamento como funciona como um Media Center, liga-se à TV ou à box TDT, etc, via HDMI, para quem não tiver uma TV ou Box com HDMI, tem de comprar um adaptador para converter para SCART, e à energia via mini USB. Como este mini PC não tem botão para desligar / ligar, pode-se tornar chato desligar, mas podem optar pela seguinte forma:
Ligar o equipamento à TV / box via HDMI e ligar o cabo USB à TV / box, assim, quando desligarem / ligarem uma desligam / ligam também o mini PC. Esta solução permite não só poupar energia, como também é muito mais prática na medida em que exige menos cabos, dado que deixa de ser necessário o transformador do UG802.
Na porta USB tenho ligado um hub de 4 portas com um Flymouse e uma pen USB de 16GB, no slot micro SD, tenho um cartão de 4GB.
O UG802 apresenta uma performance muito boa, com pontuação em testes de benchmarking (apesar de serem sempre relativos) de 9367 com a aplicação AnTuTu Benchmark.
O firmware original traz tudo aquilo que um utilizador regular pode querer, aplicação de media center, Google Play, etc. No entanto, para os mais exigentes, existem já diversas ROMs disponíveis para este equipamento permitindo Overclock ao já potente CPU, atingindo performances impressionantes.
Na relação preço-qualidade, já falei sobre a “qualidade”, sendo que provavelmente o mais surpreendente seja mesmo o preço. Este equipamento está disponível por 49,90 € na versão de 4GB e 59,9 € pela versão de 8GB, mais barato que um media center que se possa dizer razoável.
A utilização que dou a este equipamento é essencialmente de media center sendo que para isso uso a aplicação XBMC Media Center que é a mais usada e a minha preferida.
Relativamente a outros equipamentos de funcionalidades semelhantes, optei pela comparação com o dispositivo de grande sucesso, o Raspberyy Pi Modelo B, e conclui-se que as características apresentadas pelo UG802 superam as do pequeno grande Raspberri Pi, a capacidade de processamento e memória RAM do UG802 encostam o adversário às cordas sem grande esforço.
O Mini PC UG802 permite de uma forma fácil e intuitiva fazer stream de áudio e vídeo a partir de qualquer outro equipamento que se encontre na mesma rede, tornando todos os conteúdos de todos os PC’s e tablets da casa, disponíveis na TV principal da casa a um preço bastante acessível.
O que acham deste mini PC?
Quem o tem, considera que pode substituir um media center que se possa dizer razoável?