Pplware

Meraki MS220-24P: Um switch configurado e gerido via cloud

A solução Cisco Meraki destaca-se da concorrência, uma vez que toda a gestão dos equipamentos é realizada através de uma plataforma que assenta na cloud. No seguimento da nossa analise ao portfolio Meraki, hoje apresentamos o switch Meraki MS220-24P.

O switch Meraki MS220-24P, tal como outros equipamentos activos da Meraki, destaca-se por apresentar uma construção de elevado nível aliada à simplicidade de configuração.

Este switch de 24 portas pesa 3,9Kg e  traz 24 portas gigabit Ethernet e 4 portas de fibra. Todas as portas oferecem PoE (15,4 W) / PoE+ (25.5 W por porta).

Tal como os switchs “tradicionais”, o MS220-24P suporte SNMP, DHCP, 802.1Q VLAN tagging, 802.1D Spanning Tree, 802.3ad link aggregation, 802.1p QoS, etc.

Plataforma de configuração e gestão do MS220-24P?

Tal como referimos, o MS220-24P é configurado e gerido através de uma plataforma na cloud. Para tal, basta ligar o equipamento à Internet, registar o mesmo na nossa conta Meraki e depois realizar as respectivas configurações.

Como podem ver na imagem seguinte, há várias portas ligas, incluindo uma de fibra que está a funcionar como uplink. Nos detalhes podemos ver se as portas estão configuradas como trunk ou acesso, vlan configurada, taxas de download e upload, total de bytes, estado da porta

Seleccionando uma porta, o administrador pode definir os mais diversos paramentos. Activar/Desactivar RSTP, POE, agendar funcionamento da porta, definir vlan de dados e voz, etc.

De destacar ainda a identificação apresentada sobre os equipamentos ligados a cada porta, usando para isso o protocolo CDP/LLDP…algo que ajuda muito na configuração do equipamento quando não há documentação do que temos ligado (por porta).

Tal como a solução Wireless, os switchs Meraki são igualmente muito simples e rápidos de configurar. Além disso, o administrador pode sempre gerir e visualizar toda a configuração e uso do equipamento através do seu smartphones Android ou iPhone/iPad (apresentamos tais funcionalidades num próximo artigo.

Exit mobile version