Pplware

Mediatek X30 com resultado surpreendente no AnTuTu

Os processadores estão na ordem do dia, mais poderosos, pequenos e económicos. Contudo, os fabricantes têm cada vez mais concorrência e há uma marca que se tem infiltrado no meio dos gigantes deste segmento. É chinês, claro está, mas que está a deixar marcas profundas nos seus adversários.

Recentemente, surgiram novidades do novo chip da Mediatek, o X30, que se prepara para ser mais um peso pesado da marca chinesa neste mercado.

Num dispositivo móvel, um dos pontos centrais é o SoC que o equipa. Atualmente, existem várias marcas gerais como a Qualcomm e a Mediatek, que têm sofrido concorrência de algumas marcas que já produzem os seus chips com a Huawei e a Samsung.

Através de uma publicação na rede social chinesa Weibo, Pan Jiutang, um analista, desvendou que o novo processador da Mediatek, o X30, será fabricado numa tecnologia de 10nm, que também se espera ser usada no fabrico do Snapdragon 830 e no A10. Este novo chipset virá equipado com 10 núcleos, com os Cortex A-35, a serem responsáveis pelas tarefas menos exigentes e os novos Artemis a ocuparem-se das tarefas pesadas. Adicionalmente, o X30 irá suportar até 8GB de RAM e virá equipado com um GPU PowerVR.

Na mesma publicação, Jiutang partilhou uma imagem de um slide que mostra uma comparação entre as pontuações de AnTuTu dos principais SoCs do mercado. Segundo a pontuação apresentada, o novo chipset da Mediatek atinge uns surpreendentes 160 000 pontos, situando-se a frente do Snapdragon 820 com 130 000 pontos e do atual topo de gama da Mediatek, o X20, com 100 000 pontos.

Este novo SoC da Mediatek está previsto que seja o flagship da marca chinesa para 2017, tendo como aposta a maior otimização do consumo de energia.

Exit mobile version