Pplware

Mantenha o seu PC fresco – Parte I

Por Mokoto para o Pplware Aircooling, Watercooling e sistema externos de arrefecimento, tudo para manter o teu PC fresco!

De a uns anos para cá a temática de arrefecimento dos computadores tem vindo ganhar mais força.

A subida da frequência dos CPU’s, GPU’s Northbrige, e nos chips de memórias conseguem fazer do interior da nossa caixa um verdadeiro “forno”.

Isto acontece pelo tão aclamado efeito de Joule, ou seja, é a transformação de energia eléctrica em energia calorífica.

Basicamente é o que acontece no nosso computador, quanta mais frequência tiver o processador mais calor é gerado. Um exemplo disso é quando fazemos overclock ao processador ou até mesmo à placa gráfica e são colocados a funcionar com grandes cargas de processamento. Nesse mesmo instante vemos a temperatura a subir e muito… Se o calor gerado não for controlado e dissipado para o exterior da caixa, poderá criar instabilidade do sistema e até mesmo avariar os componentes do computador. Por este motivo é muito importante conseguir monitorizar e manter os componentes do computador sempre frescos e arejados.

Pois bem este artigo, irá tratar sobre as várias formas de manter um computador fresco e sem os problemas. Tentarei abordar as duas formas mais populares de dissipação do calor como o Aircooling e o Watercooling e explicar um pouco o funcionamento de alguns sistemas extremos de arrefecimento do processador. Para não deixar nenhuma ponta solta, irei dividir este artigo em três partes: a primeira sobre o air cooling, a segunda sobre Watercooling e a terceira e ultima parte sobre sistemas extremos de arrefecimento.

Parte I – Air Cooling

É a mais conhecida forma de arrefecimento e utilizada pela maioria dos utilizadores. Representa cerca de 95% dos sistemas actualmente disponíveis. Como o próprio nome indica, o elemento utilizado para refrigerar o nosso computador é o ar. Para isso normalmente são utilizadas duas ou mais ventoinhas na caixa para que estas consigam introduzir ar fresco para o interior da caixa e expulsar o ar quente para o exterior da mesma.

Mas para que este sistema funcione bem, o interior da caixa deve estar bem organizado, ou seja, fazer uma boa gestão de arrumação dentro da caixa. Para isso podemos fazer o seguinte:

Um outro componente importante no air cooling é o dissipador. Hoje em dia os dissipadores têm aumentado o seu tamanho em relação 15 anos atrás como podem ver na imagem abaixo:

O dissipador, é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica que normalmente é instalado sobre o processador, chip set, gráfica e até nos módulos de memória. É formado por dois dispositivos: um o dissipador de calor, que é a parte de alumínio ou cobre, e por uma ventoinha colocada no dissipador de calor. O calor gerado pelo processador deve ser dissipado para que este não sofra danos graves. A superfície de contacto do dissipador absorve o calor gerado pelo processador e transfere esse mesmo calor para o ponto mais alto do dissipador onde o ventilador é usado para dissipar o mesmo.

Ultimamente os dissipadores têm vindo com sistemas de heatpipes, que melhoram muito a transferência de calor. Os heatrpipe contêm um líquido que evapora facilmente. O calor gerado pelo processador é absorvido pelo heatpipe, o que faz com o líquido evapore e seja transportado para outra extremidade do heatpipe, onde é refrigerado e condensa, fazendo com que o mesmo líquido volte para a extremidade que fica em contacto com o processador e iniciar de novo o ciclo.

Como podem ver um sistema de air cooling pode ser eficaz para manter o sistema bem arrefecido, mas para isso temos de investir tempo em manter o interior da nossa caixa bem arrumada e apostar em coolers com melhor qualidade que os convencionais OEM, apostar em ventoinhas com maior CFM. O CFM significa Cubic Feet per Minute of airflow qualquer coisa como o fluxo de ar medido em pés cúbicos por minuto. Medidas Americanas claro.

Nós deveríamos usar m3/min que é o fluxo de ar em metros cúbicos por minuto, a fórmula para calcular é: m3/min = 0,028317 x CFM

Quanto maior o CFM maior o airflow, claro.

Só assim podemos sempre dar mais tempo de vida ao nosso computador.

Exit mobile version