É facto que a popularidade dos chips AMD não é significativa, pelo menos comparando com a rival Intel, mas isso não significa que a AMD esteja “a dormir”.
Os chips AMD Fusion, que combinam CPU e GPU (designando-se por isso de APU), continuam em desenvolvimento e foi encontrado um roadmap que prevê, já para o próximo ano, o lançamento de dez novos processadores para vários segmentos de equipamentos portáteis.
As novas apostas dividem-se em quatro categorias distintas consoante o seu desempenho e consumo. Como principal novidade no desempenho, a AMD lançará APUs baseados na arquitectura Trinity que promete uma excelente relação desempenho/consumo.
Estes APU incluirão um processador gráfico de alto desempenho baseado, provavelmente, na arquitectura VLIW4, introduzida inicialmente pela AMD nos GPUs direccionados aos desktop (Cayman, existente nas Radeon HD 6900).
Os novos processadores incluem modelos dual-core e quad-core com TDP desde 8W até 60W.
Os três modelos Trinity (quad-core) da gama Performance, os mais velozes, terão TDPs desde 35W, 45W e 60W e substituirão os Llano baseados nos A8-series. A gama logo abaixo, a Mainstream, será composta pelos chips Weatherford (quad-core) e Richland (dual-core), o primeiro mais veloz que o segundo, substituindo os Llano baseados nos A6-series e A4-series, respectivamente. Estes últimos serão também baseados na arquitectura Trinity mas o seu desempenho gráfico será inferior. Todos eles serão fabricados num processo de 32 nm.
No sector de menor desempenho, destinado a netbooks, será usada uma versão melhorada da arquitectura Bobcat, usada actualmente nas séries C e E. Existirão dois modelos Wichita (TDP 20W), um quad-core e outro dual-core, e a opção de menor desempenho tem o nome Krishna (TDP 8W). O seu desempenho gráfico terá uma significativa melhoria e o seu processo de fabrico será de 28 nm.
Não se conhecem datas de lançamento mas, de acordo com os lançamentos feitos este ano, prevê-se que os modelos Wichita e Krishna sejam lançados em primeiro lugar, no primeiro quadrimestre de 2012 enquanto que os APUs baseados na arquitectura Trinity poderão ser lançados na segunda metade desse ano. [via]