Nos finais de 2013, a fundação Raspberry Pi anunciou a venda de 2 milhões de unidades em todo o mundo. Este número não deixa qualquer dúvida para considerar o RPI um dos dispositivos de mais sucesso nos últimos anos.
Apesar dos utilizadores esperarem um equipamento ainda mais potente, a Raspberry Pi (desiludiu???) apresentou recentemente o Modelo B+ que traz novidades ao nível do consumo de energia e mais pinos GPIO.
O novo Raspberry Pi B+ foi apresentado esta manhã e os responsáveis pelo projectos já reforçaram a ideia que não se trata de um Raspberry Pi 2 mas sim uma evolução final do Raspberry Pi modelo B.
Esta nova versão do Raspberry Pi usa o mesmo CPU do modelo B, tem a mesma quantidade de RAM (512 MB) e corre os mesmos sistemas. As melhorias neste modelo centram-se na eficiência energética, na inclusão de mais pinos GPIO assim como a existência de mais 2 portas USB .
Resumo das novidades
- 4 portas USB 2.0
- Consumo energético reduzido entre 0.5W e 1W em comparação com o modelo B
- Melhorias ao nível do áudio
- O “antigo” slot para cartões SD foi substituído por uma versão micro SD
- GPIO tem agora 40 pinos
Conheça melhor o novo Raspberry Pi Modelo B+
Que vos pareceu este novo modelo do Raspberry Pi ? Estratégia de marketing ou era mesmo um “equipamento” necessário no mundo da computação?