Pplware

IBM desenvolve SSD de 4 terabytes!

A introdução de dispositivos SSD no mercado tem sido feita de um modo lento e gradual, muito por culpa do seu elevado preço. Contudo, a IBM quer fazer destas unidades uma aposta firme para substituir os discos convencionais HD. Para isso, está já a testar um protótipo de 4 terabytes!

Este projecto denominado Quicksilver, apresenta unidades SSD (dispositivos de memória sólida) com uma taxa de desempenho superior de 250% em relação aos discos HD mais avançados tecnologicamente. O seu consumo energético é ainda 45 % menor que os discos convencionais.

Se tudo correr como o planeado, as SSD inseridas neste projecto deverão chegar ao mercado em finais de 2009.

SSD, a evolução do HD?

As unidades SSD desde a chegada dos ultra-portáteis assumem um papel cada vez mais preponderante e dinâmico no mercado de armazenamento de dados.

Estes novos dispositivos superam os discos HD em vários aspectos:

Estes dispositivos são construídos sobre um circuito integrado semi-condutor, permitindo alto desempenho e velocidade de acesso à memória SRAM ou DRAM. As SSD podem ser divididas em dois grupos:

MLC (multi-level cell): permite armazenar 2 bits de informação por célula, e consequentemente uma maior densidade de dados, podendo originar erros com maior frequência.Apresentam um custo e resistência menores.

SLC (single level cell): 1 bit de informação por célula, originando menor capacidade de armazenamento.Contundo, apresentam maior durabilidade e fiabilidade de informação, sendo este tipo de SSD introduzido na maioria dos ultra-portáteis.

Interessante este vídeo produzido pela Samsung, onde demonstra algumas diferenças entre SSD e HDD: ______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

Actualmente existem já no mercado “discos” até 128 GB SDD (em breve 256 GB) a preços elevados. Tendo em conta projectos como o da IBM, será uma boa aposta para o utilizador adquirir já este tipo de dispositivo para substituir o seu disco tradicional?

Exit mobile version