Não é novidade para ninguém que muitas empresas dedicadas ao setor das impressoras fazem alguma pressão por diversas vias para que os consumidores utilizem os acessórios, nomeadamente os tinteiros, da marca oficial. Mas, uma vez que estes acabam por ter um custo mais elevado, vários utilizadores optam por opções mais baratas de marca branca.
De acordo com as mais recentes informações, por causa desta configuração, a empresa norte-americana HP terá agora um total de 1,35 milhões de euros destinados a pagar aos clientes lesados que não tinham conhecimento destas limitações.
HP vai compensar clientes por bloquear tinteiros de terceiros
Há mais de 5 anos que a HP exige que os consumidores utilizem tinteiros da marca oficial nas suas impressoras. Tal condicionante foi implementada no ano de 2016, quando a empresa adotou uma atualização de firmware no sistema dos equipamentos, designada de Dynamic Security, a qual impedia que os tinteiros e toners sem o chip DRM da HP funcionassem corretamente nas impressoras da marca.
Tal levou vários clientes a comprar os tinteiros originais que, como sabemos, são bastante mais caros do que os de marca de terceiros. Caso contrário, as impressoras HP exibiam uma mensagem de erro de sistema. A empresa defendeu a sua postura indicando que tal procedimento poderia combater a falsificação de tintas, e que os tinteiros de marca branca eram de baixa qualidade, o que não representava a filosofia da empresa.
Contudo, depois de ter sido multada em vários países, a HP decidiu assinar um acordo de forma a compensar os clientes afetados em Portugal, Itália, Espanha e Bélgica. Para tal, a empresa contará com um montante total de 1,35 milhões de euros destinados a determinados clientes que foram afetados e que não sabiam que as suas impressoras tinham a função Dynamic Security. Assim, cada um dos clientes lesados irá receber entre 20 a 95 euros, consoante o modelo da impressora e os problemas enfrentados.
Para saber mais informações acerca deste procedimento, deve consultar este documento.