Pplware

Gráficas RTX 4070 e RTX 4080 devem consumir menos 30% de energia do que o esperado

Aproxima-se a passos largos o momento em que finalmente vamos conhecer a nova linha de placas gráficas da Nvidia. Estima-se que a gama GeForce RTX 40 seja anunciada dentro de poucos meses, mas as novidades continuam a fazer as manchetes de vários canais tecnológicos.

Mais recentemente, os dados revelados indicam que os modelos GeForce RTX 4070 e RTX 4080 vão contar com menos 30% ao nível do consumo energético face ao esperado anteriormente.


GeForce RTX 4070 e RTX 4080 podem consumir menos 30% de energia

Novos rumores vindos de algumas fontes da indústria indicam que a Nvidia se tem esforçado para ajustar o consumo energético da sua próxima geração de placas gráficas. Como tal, parece que a fabricante norte-americana tem conseguido levar a cabo estes objetivos, através de várias otimizações à sua linha GeForce RTX 40.

Assim, as informações avançadas pelo já conhecido e confiável leaker kopite7kimi indicam que a Nvidia conseguiu uma redução de quase 30% no consumo energético de alguns modelos das próximas GPUs, nomeadamente a GeForce RTX 4070 e a RTX 4080. Em concreto, o leaker refere que a RTX 4080 deverá ter um consumo energético de 320W, quando anteriormente se apontava para os 450W, e a RTX 4070 é agora referida como tendo um consumo de 285W.

A confirmar-se estas suspeitas, então ao nível de consumo, a RTX 4080 será idêntica ao recomendado na RTX 3080 da atual geração. Por outro lado, o leaker adianta que o motivo para esta redução se deve ao facto de “o consumo energético da linha Ada Lovelace estar a tornar-se problemático“, o que poderá então também resultar num ajuste das velocidades de clock e da performance das novas placas gráficas.

Contudo, e até ao momento, a Nvidia ainda não confirmou, nem desmentiu, estas mesmas informações. Mas dentro de poucos meses já vamos então poder ter todas estas e outras dúvidas devidamente esclarecidas, quando a marca finalmente apresentar ao mundo a linha GeForce RTX 40.

Exit mobile version