Ainda há pouco tempo estavamos a falar sobre as placas gráficas RTX 3090 da passada geração e agora já começam a chegar informações sobre a geração futura. E de acordo com os dados revelados, a próxima GeForce RTX 5090 será até 70% mais rápida do que a atual topo de gama RTX 4090.
GeForce RTX 5090 poderá ser muito mais rápida do que a RTX 4090
Embora ainda não se ouça muito falar sobre a próxima linha de placas gráficas da Nvidia, já começam a surgir algumas informações. Recentemente foram revelados alguns detalhes sobre a próxima geração GeForce RTX 50, mais concretamente sobre o mais poderoso modelo GeForce RTX 5090.
As informações adiantam que a Nvidia vai integrar uma nova arquitetura nestes chips, designada MCM, mas o destaque vai realmente para aquilo que será um significativo incremento de desempenho na RTX 5090. Em concreto, é referido que o próximo modelo topo de gama da fabricante será até 70% mais rápido do que a atual GeForce RTX 4090.
Outro ponto foca-se na quantidade de Shaders, que devem contar com um aumento de 50% na próxima geração, o que significará também um aumento de SM (Stream Multiprocessor), mais concretamente de 128 para 192 SM, sendo que contará com um total de 24.576 shaders.
As informações apontam ainda para um aumento da largura de banda de memória em até 52%, o que pode traduzir-se também em memórias mais rápidas. Outros detalhes indicam que a GeForce RTX 5090 contará com um aumento de cache a rondar os 78% e um aumento de 15% na frequência.
Contudo, para já, todos estes dados agora revelados são de fontes não oficiais e, como tal, devem ser encarados com cautela e não ser vistos como características confirmadas, até para não serem criadas expetativas irreais daquilo que a Nvidia estará a preparar.
Mas considerando que a RTX 4090 conseguiu um desempenho 23% superior à RTX 3090 Ti e 30% acima da RTX 3090, caso estes leaks se confirmem, estamos então a falar de um autêntico mostro de processamento gráfico que a empresa de Jensen Huang estará a preparar.