Não é novidade nenhuma que estamos a atravessar uma fase de escassez de componentes, por diversos motivos. Entre eles está também a pandemia que afetou significativamente a atividade das fábricas. Mas, no geral, há uma dificuldade cada vez maior de as fabricantes conseguirem entregar o stock desejado dos seus produtos.
Neste sentido há, as informações mais recentes indicam que vão chegar poucas unidades à Europa da nova placa gráfica Radeon RX 6700 XT da AMD.
No início deste mês, a AMD apresentou finalmente a sua tão esperada placa gráfica Radeon RX 6700 XT. Mas parece que a escassez de componentes também vai ter impacto nesta GPU.
Radeon RX 6700 XT deve chegar em poucas quantidades à Europa
De acordo com as informações partilhadas nesta sexta-feira (12) pelo site Igor’s Lab, a Radeon RX 6700 XT será lançada com apenas alguns milhares de unidades disponíveis em toda a Europa. Esta possibilidade deve-se aos problemas de fabrico de componentes como os controladores e MOSFETs (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor). Mas a falta de stock também deve acontecer noutras regiões.
Mesmo que a AMD tenha prometido trazer uma maior quantidade desta GPU, a verdade é que não é fácil esticar a capacidade da rede de fornecimento. Para além disso, também o transporte dos componentes está a ficar mais caro e, em muitos casos, atinge cerca de 13.000 euros por contentor.
Para além disso não nos podemos esquecer que a compra massiva de gráficas para a mineração de criptomoedas, contribuiu significativamente para a escassez de stock e, conseguintemente, para o aumento do preço dos equipamentos.
No entanto, para já, ainda não existe qualquer informação oficial sobre a possibilidade de à Europa chegarem poucas quantidades desta GPU.
Especificações da AMD Radeon RX 6700 XT
A placa é baseada na tecnologia RDNA 2 e está projetada sobretudo para os jogos. Oferece uma resolução QuadHD de 2500 x 1440 e conta com toda a capacidade de tecnologias gráficas avançadas para uma melhor e mais desafiante experiência de jogo.
A RX 6700 XT tem um total de 40 unidades computacionais, enquanto que, por exemplo, a RX 6800 traz 60. Vem equipada com 12 GB de memória GDDR6 e 96 MB de Infinity Cache. No caso da RX 6800, estes valores são de 16 GB de memória e 128 MB de Infinity Cache. A AMD considera que a capacidade de memória oferecida pela RX 6700 XT é a ideal para que nada falhe em jogos de 1440p.
Esta nova GPU traz ainda tecnologia de aceleração Ray Tracing via hardware, com 40 Ray Acelerators, ou seja, um por cada Compute Unit.
A RX 6700 XT oferece uma taxa de 60 fps em jogos de resolução 1440p, o que a torna num produto muito apelativo para os jogadores. Já para jogos mais competitivos, a placa gráfica disponibiliza 180 fps em 1440p e qualidade ultra.
As novas placas gráficas da AMD serão lançadas no dia 18 de março e o preço sugerido é de 479 dólares. Para já ainda não há informação sobre o valor a que a Radeon RX 6700 XT chegará a Portugal.