Quando um produto muito desejado chega finalmente ao mercado, infelizmente há um fenómeno cada vez mais recorrente que consiste na compra massiva desses equipamentos para depois os mesmos serem revendidos por preços (muito!) acima do valor de compra. E este mesmo fenómeno é designado de Scalping.
Tendo esta informação presente, sabemos agora que a nova e poderosa placa gráfica GeForce RTX 4090 da Nvidia já está esgotada, mas também por culpa dos scalpers que tentam agora fazer negócio num formato de revenda.
Revendedores fazem negócio com as RTX 4090 esgotadas
A Nvidia colocou oficialmente à venda a nova placa gráfica topo de gama GeForce RTX 4090 no passado dia 12 de outubro. E, como seria de esperar, tal originou uma louca corrida que foi ganha pelos clientes mais rápidos que optaram sobretudo pela compra física destas GPUs.
Dessa forma, na China, foram cerca de 60.000 as pessoas, entre compras físicas e online, que esperaram por conseguir um exemplar desta poderosa gráfica, o que rapidamente levou a que as 13.000 unidades disponíveis no país esgotassem.
Por outro lado, e sem grandes surpresas, a GeForce RTX 4090 está disponível, mas em formato de revenda, onde os valores são significativamente mais altos do que o preço original, chegando mesmo a apresentar números excêntricos. E esta é uma situação que se vem a repetir ao longo dos anos e é apelidada de scapling, sendo que a Nvidia tem definido algumas medidas para tentar evitar, ou pelo menos diminuir, este fenómeno.
O programa funciona somente para modelos Founders Edition e apenas para alguns países, como EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Itália e Estanha, pelo menos para já.