Pplware

Futuremark lança o primeiro benchmark para 4K Ultra HD

Nova versão do 3DMark já possibilita benchmark em resolução 4K Ultra HD.

Cada vez mais se ouve falar em ecrãs 4K Ultra HD e no prazer inerente à sua utilização, quer para Home Cinema quer para jogos. No que diz respeito a jogos, o problema tem outros contornos: será que o hardware mais recente e poderoso tem capacidade para processar todo o conteúdo para ser apresentado dignamente num ecrã 4K?

É isto mesmo que a nova versão do 3DMark é capaz de avaliar.

Há questões básicas que se colocam:

No sentido de dar resposta a estas incógnitas, a Futuremark criou o teste Fire Strike Ultra, o primeiro teste benchmark para a resolução 4K.

Independentemente do monitor que tenha, o teste Fire Strike Ultra é executado numa resolução 4K Ultra HD, algo como 3840 x 2160 píxeis. Isso significa que para testar a capacidade do hardware e decidir se é ou não apropriado para um monitor 4K, pode fazê-lo com recurso a qualquer monitor. Tenha em conta que é necesário, pelo menos, uma placa gráfica com 3GB de memória dedicada.

No caso de necessitar de um upgrade ao hardware, tendo sido fraco o desempenho do benchmark, pode retirar algumas dicas da lista de benchmarks submetidos na base de dados da Futuremark. Todos os testes têm o hardware especificado com a respectiva pontuação associada.

Como curiosidade, para processar um frame no “Graphic Test 2: Pixels” no teste Fire Strike Ultra (resolução 4K), é necessário processar 1100 milhões de píxeis. Ora, num segundo, considerando a reprodução típica a 60 frames por segundo, o número de píxeis processados por segundo ascende aos 66 mil milhões. Em Full HD o valor é mais baixo, de 24 mil milhões de píxeis por segundo.

Já está disponível também uma página de rank de 4K, o “Hall of Fame” do Fire Strike Ultra. Nessa página pode ver todos os detalhes de cada teste, como já referido: classificação Fire Strike Ultra.

Pode desde já executar o teste no seu computador, bastando para isso instalar a mais recente versão do 3DMark (1.4.778).


Download: 3DMark [1.5GB]

Exit mobile version