O mini PC Raspberry Pi continua a ser o equipamento mais popular do seu segmento. Recentemente a Fundação Raspberry Pi anunciou a board Compute Module 3+ que custará $25.
Segundo a informação da própria Fundação, esta board é direcionada para o mundo industrial e as suas características fazem dela uma das mais poderosas do mercado.
A board Raspberry Pi Compute Module 3+ (CM3+) é bastante idêntica à CM3, lançada em 2017, mas tem melhorias ao nível térmico, graças ao novo SoC. Vem com um SoC Broadcom BCM2837B0 de 64 bits (que está presente no Raspberry Pi 3 Model B+) com um CPU a 1.2GHz (no RPI 3B+ o CPU vai aos 1,4 Ghz) e pode ter até 32GB de memória Flash eMMC.
De acordo com a informação da Fundação Raspberry Pi, esta board garante um desempenho 10x mais rápido que a versão original, tem 2x mais memória RAM e até 8x mais capacidade de memória flash. O preço de venda é de apenas US$ 25.
A board Raspberry Pi Compute Module 3+ está disponível em 4 modelos, com diferentes tamanhos de memória flash eMMC.
- CM3+/Lite por US $ 25;
- CM3+/8GB por US $ 30;
- CM3+/16GB por US $ 35
- CM3+/32GB por $ 40 USD.
De acordo com James Adams, da Fundação Raspberry Pi “Embora tenhamos melhorado muito o desempenho, a capacidade de memória RAM e a capacidade de Flash do Compute Module, algumas coisas permanecem as mesmas: o CM3+ é uma evolução do CM3 e CM1”.