Pplware

Experimentámos o Controlador Razer Raiju Ultimate

Nos tempos que correm, a Razer é uma marca que não pode passar despercebida em relação ao mercado de videojogos e tudo o que o rodeia. Aliás, trata-se inclusive de uma das marcas de acessórios mais activas para o fenómeno do boom dos eSports.

Apesar de não ser um controlador recente, o Pplware teve oportunidade de experimentar o Razer Raiju Ultimate para PS4 (e PC).


Razer Raiju Ultimate é compatível com PS4 e PC

A Razer é uma marca que desde cedo se vinculou ao mercado dos videojogos, apresentando acessórios gaming para todos os gostos mas, acima de tudo, com uma qualidade e valor acrescentado comprovados.

Apesar de aqui trazermos até vós um comando PS4 (e PC), a Razer tem uma vasta gama de outros produtos, conforme podem ver aqui.

No ano passado a companhia lançou no mercado o comando oficial Playstation 4 Razer Raiju Ultimate, sendo uma evolução natural do Razer Raiju original, e apresentando algumas novidades de peso.

Sendo um comando oficialmente compatível com a Playstation 4, o Razer Raiju Ultimate pode também ser usado com o sistema operativo Windows (foi experimentado com o Windows 10) fazendo dele bastante multifacetado.

 

A Embalagem

A embalagem do Razer Raiju Ultimate num azul bastante sóbrio é grande o suficiente para trazer o comando mas, traz algo mais.

Efectivamente, além das instruções o pacote incluí ainda um cabo USB para a ligação ao PC, 2 novos analógicos (com topo convexo) e 1 D-Pad substituto. A substituição de ambos é extremamente simples e, usando um sistema de magnetismo forte, não se nota praticamente diferença alguma entre os que vêm instalados e os outros (exceptuando em relação à textura de cada um).

Tudo isto vem devidamente condicionado dentro de uma mala pequena em preto e bastante confortável.

 

Estética

Esteticamente, o Razer Raiju Ultimate é um comando que, apesar de ser para Playstation 4 (e de numa primeira instância possuir a mesma disposição de botões e analógicos) se assemelha um pouco mais aos controladores Xbox. Isso deve-se ao facto de ser bastante maior e maciço que o DualShock normal.

As suas dimensões aproximadas são de 106mm x 155mm x 66mm. e o seu peso ronda os 260 gramas. Contudo descansem pois não é mais desconfortável que os controladores DualShock. Nada disso! Aliás, a sensação que transmite é de maior robustez e fiabilidade.

Apesar de gostos serem discutíveis, a nossa primeira impressão é que o Razer Raiju Ultimate é um comando que dá enfase à funcionalidade em detrimento da beleza, ou seja, preocupa-se mais em ser um comando multifacetado e fiável que um comando elegante.

 

Funcionalidades

Tanto os analógicos como os direccionais podem ser alterados permitindo assim tornar o comando mais semelhante ao controlador Xbox, para os jogadores que assim o prefiram.

Sendo mais alto, o controlador apresenta os analógicos na posição mais ou menos normal enquanto que o D-Pad e botões SELECT e START se encontram mais ao topo, numa posição que se estranha um pouco, pelo menos a quem esteja habituado doas DualShock.

Os gatilhos e botões, têm um toque muito suave e ao mesmo tempo eficaz, deixando uma nítida sensação de eficácia a quem joga.

Uma vez que o comando é compatível com PS4 e Windows, existe um Switch atrás que permite alternar a conectividade (Bluetooth e USB).

Este é claramente um comando direccionado para gamers mais intensos, pelo que o Razer Raiju Ultimate apresenta 4 novos botões ou gatilhos programáveis: M1, M2, M3 e M4. Os gatilhos M1 e M2 encontram-se entre os gatilhos L e R numa posição intermédia interior e que tem uma posição funcional e pouco invasiva.

Os gatilhos M3 e M4 foram incluídos na traseira do comando dando assim acesso mais imediato a outros tipos de atalhos e acções completamente parametrizáveis no próprio comando (botão Setitngs, na base do comando) ou através da App, que mais adiante indicamos.

Tanto os botões como os gatilhos “tradicionais” são claramente mais fortes e efectivos que os próprios DualShock. Fica contudo a sensação de que os novos gatilhos M3 e M4 talvez possam vir a perder essa força com o passar do uso.

Todos os botões apresentam uma parte metalizada com cobertura preta de borracha enquanto que os botões M1, M2, M3 e M4 são em metal que sobressai no preto do comando.

 

Jogos, jogos e jogos

A parametrização dos novos botões pode inclusive por passar por variadas ordens com um click. Por outras palavras, podemos parametrizar um botão de forma a que proceda a acções sequências (como se fosse click noutros botões) funcionando assim como se de pequenas macros se tratasse.

O comando foi experimentado com FIFA 19, GT Sport e Assassin’s Creed. Na Playstation 4 em modo wireless não tivemos problemas de maior. Problemas como lag na responsividade foram poucos (mas acontecerem) e os comandos foram sempre todos passados para o jogo. Não houve ocasião alguma (mesmo em situações de maiores clicks) em que o input dado não tenha sido representado no jogo de imediato.

No PC, experimentámos Fortnite e por USB a ligação foi sempre perfeita.

Conforme referimos o comando permite ter 4 perfis armazenados na própria memória interna a cada momento mas, segundo a Razer, esse número poderá subir até aos 500 se os armazenarmos num sistema de Cloud da própria empresa.

 

A App

Realmente as tecnologias hoje em dia impregnam tudo e todos e encontram-se em quase tudo o que existe. Conforme vimos, o Razer Raiju Ultimate é um comando com possibilidade de criar variadas parametrizações (dos botões) de acordo com o tipo de jogo e estilo do jogador.

Para tal, tanto se pode usar o próprio comando como, e aqui é que está a novidade, utilizando uma App que pode ser descarregada tanto para iOS como para Android.

A App é extremamente simples de instalar, emparelhar e usar e permite variadas proceder a diversas configurações do comando e respectivos botões e gatilhos. Apesar de já virem configurados alguns perfis por defeito (luta, shooter ou simulação por exemplo) será possivel aperfeiçoar ainda mais essas configurações ao nivel de sensibilidade dos analógicos, força de vibração do comando ou esquema de cores por defeito.

Desta forma o jogador pode criar o seu verdadeiro perfil para cada tipo de jogo.

 

Problemas

Creio que, além dos problemas menores encontrado e que referimos mais acima, o principal ponto menos bem conseguido do comando prende-se com a localização dos botões M3 e M4. Isto pois, estando na parte traseira do controlador e sendo bastante grandes, torna-se demasiado fácil (e irritante) pressiona-los por engano.

Também a aparente fragilidade dos mesmos botões poderá vir a ser um problema, uma vez que com o uso intensivo podem começar a perder funcionalidade.

O comando apresenta ainda uma textura emborrachada na parte traseira de forma a garantir uma maior aderência mas ficamos com a sensação de já ter pegado em comandos com melhor aderência.

Independentemente do preço pouco convidativo que apresenta: 209 €uros, gostámos bastante do Razer Raiju Ultimate.

Trata-se, sem dúvida de um comando robusto, resistente e multifacetado que permite ao jogador uma enorme personalização de jogo. Responsivo e eficaz, não nos deixou mal na maior parte do tempo de uso.

Razer Raiju Ultimate

Exit mobile version