Quando o tema é a tecnologia Powerline (que permite a transmissão de dados pela rede elétrica doméstica) são muitas as dúvidas dos leitores. Recolhemos algumas questões/dúvidas e hoje publicamos as respetivas respostas.
Sabe se os adaptadores Powerline funcionam em redes trifásicas? Qual é o alcance máximo dos dispositivos Powerline? Vamos a isso…
#1 – Os adaptadores Powerline funcionam em redes trifásicas?
- A tecnologia Powerline é compatível para quem possui habitações ou escritórios com instalação trifásica. No entanto, em algumas situações, poderá haver perda de desempenho na passagem entre fases (o que depende da forma como foi feita a instalação);
- Este produto maximiza o potencial da ligação Powerline graças ao acoplamento de fases integrado e proporciona a distribuição do sinal diretamente no quadro elétrico para todas as fases da instalação.
#2 – É necessário proteger uma rede Powerline como no caso de uma rede WiFi?
- Não é estritamente necessário (porque os contadores elétricos tendem a impedir a passagem de sinal entre vizinhos no mesmo prédio, por exemplo), mas a verdade é que o processo de emparelhamento dos adaptadores inclui normalmente a criação de chaves de segurança – ou seja, a proteção é feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do utilizador.
#3 – É possível usar os adaptadores Powerline em blocos de tomadas?
- Sim… e não. Quando temos um bloco de tomadas e um adaptador Powerline com tomada “pass-through”, o ideal é ligar primeiro o adaptador e depois ligar o bloco usando a tomada integrada. No entanto, caso isso não seja possível, o adaptador pode de facto ser ligado a um bloco de tomadas, muito embora vá perder uma parte do seu desempenho caso esse bloco seja usado para a ligação de equipamentos que gerem ruído elétrico (como transformadores e carregadores de telemóveis). Mas isso só é válido para blocos simples; a utilização de blocos com proteção integrada (proteção de sobretensão, filtros contra interferências, etc.), pode mesmo impedir o funcionamento do adaptador Powerline.
#4 – Qual é o alcance máximo dos dispositivos Powerline?
Num dos modelos mais recentes, a distância máxima teórica de transmissão através de uma rede elétrica de baixa tensão (230v) pode chegar aos 500 metros – o que significa que pode ser usado virtualmente em qualquer cenário de utilização doméstico, mesmo em moradias com vários pisos e grandes espaços de escritório.
#5 – Quantos adaptadores posso ligar numa rede Powerline?
- Depende da marca e gama de produtos, mas o mais usual são oito – muitos mais do que o número de divisões nas nossas casas!
#6 – O desempenho do Powerline também se degrada com a distância, como o WiFi?
- Sim, muito embora essa degradação seja muito menor e muito menos rápida do que em redes sem fios. Além disso, a tecnologia Powerline não sofre de um problema adicional das redes sem fios, que é congestão e interferência do sinal devido a um elevado número de utilizadores a partilharem os mesmos canais.
#7 – Ouvi dizer que o funcionamento de micro-ondas e outros eletrodomésticos pode interferir no desempenho de uma rede Powerline. É verdade?
- Este foi um problema sobretudo para adaptadores de gerações anteriores, e praticamente não afeta os adaptadores mais recentes. No entanto, como tudo na vida, depende: depende da qualidade da rede elétrica e da própria qualidade do equipamento eletrodoméstico.
#8 – Uma vez que os adaptadores Powerline estão sempre ligados, o consumo elétrico não é significativo?
- O consumo elétrico não é significativo, isto porque a maioria das marcas inclui modos de baixo consumo quando é detetado que não há dados a circular pela rede.
Esperamos que as questões e respostas apresentadas tenham ajudado a esclarecer as eventuais dúvidas. Se tiverem outras questões deixem em comentário que tentaremos ajudar.