Pplware

Discos Rígidos: Qual a marca mais fiável?

Os discos rígidos mecânicos têm estado intrinsecamente ligados ao mundo da computação nos últimos 30 anos. Tem sido uma relação necessária e não há que negar que os discos rígidos mecânicos tiveram e continuam a ter um forte papel no que se refere ao crescimento e popularização dos sistemas informáticos e, mais recentemente, na rápida expansão do armazenamento na cloud.

Há mais de 2 anos informámos aqui que os discos Hitachi eram dos mais fiáveis! E agora, qual a marca mais fiável?

Quando um utilizador necessita de comprar um disco rígido, o factor “capacidade de armazenamento” é sem dúvida o parâmetro que mais pesa na hora da decisão… mas a marca é também importante. Mas qual a marca que nos poderá dar mais garantias de fiabilidade?

No final de 2015 a Backblaze tinha 56.224 discos com dados de clientes. De salientar que no início de 2015 a empresa “apenas” tinha 39.690 unidades. A tabela seguinte mostra as estatísticas de 18 modelos de discos que a empresa tinha no final de 2015.

 

Afinal qual a marca que garante mais fiabilidade?

Segundo os dados da Backblaze, os discos da HGST são os mais fiáveis e daí serem os mais usados pela empresa. Os discos da WD foram os que mais problemas deram seguidos dos discos da Seagate. Segundo a empresa, durante 2015 foram retirados quatro modelos dos discos Seagate e um modelo dos WD.

E em discos com 4TB, quais os mais fiáveis?

Mas a empresa disponibiliza ainda informação mais detalhada. Por exemplo, relativamente aos discos de 4TB a HGST mantém-se como a marca mais fiável, mas destacam-se pela negativa a Seagate e Toshiba.

Este dados referem-se ao uso das unidades de armazenamento em datacenters. Obviamente que cada caso é um caso, mas estes dados têm uma amostra que poderemos considerar significativa. Em Portugal a marca HGST não é muito popular, pelo menos no mercado doméstico, mas os dados revelam que são bom hardware.

Qual é a marca actual do seu disco? Qual a sua marca de discos preferida?

Exit mobile version