Pplware

Dê uma nova vida ao seu computador

Com a chegada do Windows 10 muitos são os PCs que vão ganhar uma nova cara. Até mesmo aqueles utilizadores que foram resistentes à mudança para o Windows 8, já se mostraram confiantes com esta nova versão apresentada pela Microsoft.

Mas não é só de software que vive um computador e hoje o que lhe deixamos são algumas dicas de periféricos e hardware que trarão uma nova vida ao seu computador.

O intuito principal deste artigo não é o de sugerir produtos específicos uma vez que, actualmente, são diversas as marcas a actuar no mercado em diferentes gamas, os computadores são construídos de forma diferente e as necessidades são distintas de utilizador para utilizador.

Assim sendo, vamos deixar-lhe algumas dicas de como poderá ter um PC “novo”, sem ter que investir muito dinheiro e que, além de melhorarem o desempenho do computador, poderão fazer com que melhore a sua produtividade e até mesmo a postura corporal.

 

Periféricos

Tanto no mundo laboral como no académico, são muitos os utilizadores que possuem um computador portátil e as vantagens são óbvias. Contudo, além da portabilidade adjacente, quem trabalha diariamente com um computador precisa de elevar ao máximo a eficiência e produtividade. Dessa forma, a utilização de bons e adequados periféricos é essencial.

Neste âmbito, o destaque vai para o monitor e para o teclado. Mas porquê mais um monitor e um teclado num computador que já os possui?

Além de trazerem vantagens ao nível da postura corporal, a inclusão destes dois elementos aumenta de forma substancial a produtividade.

Por norma, mesmo com a utilização de bases de elevação do portátil, o ecrã encontra-se a uma altura baixa de mais para que o corpo se mantenha direito, e o que acaba por acontecer é que o pescoço e as costas se vão curvar para se adaptarem à posição do ecrã do portátil. Ora, com um monitor ligado ao portátil este problema fica substancialmente minimizado.

Conheça mais dicas para melhorar a postura corporal na utilização de computadores e tablets.

Em termos de produtividade vai passar ainda a poder utilizar dois monitores em simultâneo, aumentando a sua área de trabalho. Obviamente, que se está a dar principal utilização a um monitor externo, não vai estar a utilizar o teclado do portátil, e como tal, a aquisição de um teclado também será uma boa aposta. Num mundo tão vasto de periféricos, por vezes não é necessário gastar muito dinheiro, para que estas necessidades sejam satisfeitas.

Um monitor com dimensões generosas, por exemplo, a partir de 22 polegadas, já se encontra no mercado por cerca de 100 euros, um pouco menos se for de painel TN, e pouco mais elevado se for IPS.

No caso dos teclados, o investimento poderá ser quase irrisório, visto que existem à venda em Portugal teclados a rondar os 5 euros. É óbvio que se a compra for feita online deverão acrescer os portes, que acabam por não ser assim tão baratos. O segredo é saber comparar primeiro antes de comprar.

A acrescer a esta lista de periféricos há ainda que incluir um bom rato que além de fácil de transportar, seja também ergonómico, de forma a evitar problemas futuros na mão.

Um HUB USB passa a ser também essencial a partir do momento que se investe em periféricos, já que, por norma, os portáteis carecem de portas USB em número suficiente para todos os periféricos.

Invista num ecrã e num teclado para aumentar a produtividade de trabalho no seu computador portátil e ainda para melhorar a sua postura.

E se no caso dos computadores portáteis a utilização de um monitor extra irá oferecer ao utilizador dois ecrãs para trabalhar, no caso de um desktop o ideal será mesmo o investimento num monitor largo, que permita a divisão do ecrã em duas janelas, pelo menos, e que não ocupe assim tanto espaço na secretária.

As 24 polegadas em formato 16:9 já o permitem fazer com grande facilidade mas, para os mais exigentes, os monitores em formato 21:9 poderão ser a solução perfeita.

 

Hardware

Actualmente, o melhor upgrade que pode fazer num computador, seja ele portátil ou de secretária, é um disco SSD. Na altura desse investimento, deverá garantir apenas que o seu computador suporta a interface do disco, que deverá ser SATA.

Mais uma vez, as soluções disponíveis são inúmeras e terá que ser o utilizador a perceber qual delas se adaptará melhor às suas exigências. De notar que os excelentes tempos de acesso que um disco desse tipo proporciona fazem com que um computador mais antigo pareça novo em termos de desempenho, quando o seu velho disco mecânico é trocado por um SSD.

Quanto à memória RAM, quanto mais melhor! Sempre foi assim. A memória RAM é a memória intermédia entre a unidade de armazenamento de dados (o disco) e o processador. Assim, quanto mais memória RAM estiver disponível, menor necessidade há em aceder ao disco em para leituras recorrentes.

Poderá fazer uma comparação de preços dos diferentes tipos de memória RAM disponíveis no mercado no site do KuantoKusta.

Mesmo que faça upgrade apenas ao disco SSD e não acrescente memória RAM, irá notar melhorias significativas no desempenho do seu computador.

Se for adepto de jogos, então deverá ter em conta a placa gráfica do seu computador. Poderá estar na altura de a trocar para que ele possa suportar os novos jogos disponíveis no mercado.

Poderá pensar em actualizar o processador e a motherboard mas… qual o estado de todas as outras peças? Se o seu computador já está mesmo “fora de validade”, então porque não optar por um computador novo? Como sempre, existem opções para todas as carteiras e conseguirá um computador de secretária completo e bastante actual por menos de 300 euros.

Depois de comparar os preços e de adquirir novo hardware para o seu computador, faça render o material que substituiu, colocando-o à venda de forma gratuita no site de classificados Usados Pplware.

Faça com que o novo Windows 10 brilhe no seu “novo” computador, torne-o mais produtivo, faça com que se adapte melhor às suas exigências com pequenas, ou mesmo profundas, alterações.

Exit mobile version