…por apenas 38 euros e com hardware fantástico
O segmento dos mini-PCs continua a crescer a um ritmo alucinante! Actualmente podemos encontrar no mercado vários pequenos equipamentos, super potentes, robustos e com um nível de performance comparável (e em alguns casos superior) aos desktops. No Pplware temos acompanhado de perto este segmento dos mini PCs e já apresentamos o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox, Mele a1000, Diablotek U310, CuBox, e recentemente o D2 Plug.
Hoje vamos conhecer o CubieBoard, um mini PC semelhante ao Raspberry Pi, mas que garante mais performance
O CubieBoard é mais um mini-PC que tem como principal objectivo oferecer uma plataforma low cost, para a realização dos mais diversos projectos, oferecendo um hardware muito interessante e potente.
Apesar de recentemente o Modelo B do Raspberry Pi ter sofrido um upgrade dos 256 MB para os 512 MB de RAM, o CubieBoard leva vantagem uma vez que oferece 1 GB de RAM (DDR3). A nível de processador, o Raspberry PI integra o ARM11 a 700MHz (podendo chegar aos 1GHz através de overclocking – ver aqui), ao contrário do CubieBoard que traz consigo o novíssimo ARM cortex-A8 a 1 GHz (nativo).
Características técnicas:
- Processador: 1Ghz ARM cortex-A8 , NEON, VFPv3, 512KB L2 cache
- GPU: Mali400, OpenGL ES
- Memória RAM: 1GB DDR3 @480MHz
- Output gráfico: HDMI 1080p Output
- Interface de rede: 10/100 Mb Ethernet
- Interfaces:
- 2 USB Host
- 1 micro SD slot
- 1 SATA
- 1 IR
- Armazenamento: 4GB Nand Flash
- Características técnicas: 96 pinos, incluindo I2C, SPI, RGB/LVDS, CSI/TS, FM-IN, ADC, CVBS, VGA, SPDIF-OUT, R-TP.
- Sistemas operativos: Ubuntu, Debian, Fedora, Arch ARM Linux, Puppy, Android, entre outros
Outra das vantagens de comprar um mini PC CubieBoard é a possibilidade de adquiri uma case (por apenas $4, aproximadamente 3 euros – ver aqui) que permite proteger os componente deste mini PC.
Como referido, o Cubieboard pode correr a plataforma Android ou a nossa distribuição Linux favorita, o que significa que podemos transformar a nossa TV numa Android TV (via interface HDMI) ou por exemplo numa NAS, uma vez que este oferece uma interface SATA e Ethernet.
Com estas funcionalidades: Raspberry Pi ou CubieBoard?