Pplware

Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?

Uma placa de desenvolvimento, para quem precisa de realizar projectos de hardware e não tem muitos conhecimentos de electrónica.

Durante a parte curricular do meu mestrado, fiquei a conhecer a plataforma de desenvolvimento Arduino. Para quem não conhece, o Arduino é uma simples placa, bastante flexível, com um  circuito impresso e que tem acoplado um microcontrolador ATMega da ATMEL.  Esta placa física é baseada num circuito de inputs e outputs, e que possui suporte para código aberto.

O Arduino é muito usado por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos.

Através desta simples placa é possível integrar facilmente outros sensores como por exemplo acelerómetros, LDR, ultra-sons, sensores de pressão, entre outro e assim obter os valores provenientes dos mesmos. É possível controlar luzes, motores, entre outros objectos.

Esta plataforma tem como principais características:

Além das características enumeradas, o Arduino tem uma enorme comunidade de desenvolvimento, dispersa por todo o mundo.

Especificações do Microcontrolador ATmega168

Além de todas estas características/funcionalidades, é disponibilizado no site do projecto a aplicação que permite “flashar/programar” facilmente o equipamento. O Arduino liga-se ao PC via porta USB.

Certamente que alguns de vocês já tiveram experiência com esta fantástica e simples plataforma. Ficamos a espera que nos contem que tipo de projectos realizaram.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos:  Windows / MacOS / Linux
Download: [Windows] – Arduino 0021 [84 MB]
Download: [MacOS] – Arduino 0021 [73,25MB]
Download: [Linux] – Arduino 0021 [3,38 MB]
Homepage: Arduino

Exit mobile version