Uma placa de desenvolvimento, para quem precisa de realizar projectos de hardware e não tem muitos conhecimentos de electrónica.
Durante a parte curricular do meu mestrado, fiquei a conhecer a plataforma de desenvolvimento Arduino. Para quem não conhece, o Arduino é uma simples placa, bastante flexível, com um circuito impresso e que tem acoplado um microcontrolador ATMega da ATMEL. Esta placa física é baseada num circuito de inputs e outputs, e que possui suporte para código aberto.
O Arduino é muito usado por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos.
Através desta simples placa é possível integrar facilmente outros sensores como por exemplo acelerómetros, LDR, ultra-sons, sensores de pressão, entre outro e assim obter os valores provenientes dos mesmos. É possível controlar luzes, motores, entre outros objectos.
Esta plataforma tem como principais características:
- Simplicidade de utilização
- Simplicidade a nível de programação (Arduino programming language (baseada em Wiring)
- Cross-plataform
- Baixo custo
- Open-Source
Além das características enumeradas, o Arduino tem uma enorme comunidade de desenvolvimento, dispersa por todo o mundo.
Especificações do Microcontrolador ATmega168
- Operating Voltage 5V
- Input Voltage (recommended) 7-12 V
- Input Voltage (limits) 6-20 V
- Digital I/O Pins 14 (of which 6 provide PWM output)
- Analog Input Pins 6
- DC Current per I/O Pin 40 mA
- DC Current for 3.3V Pin 50 mA
- Flash Memory 16 KB (of which 2 KB used by bootloader)
- SRAM 1 KB
- EEPROM 512 bytes
- Clock Speed 16 MHz
Além de todas estas características/funcionalidades, é disponibilizado no site do projecto a aplicação que permite “flashar/programar” facilmente o equipamento. O Arduino liga-se ao PC via porta USB.
Certamente que alguns de vocês já tiveram experiência com esta fantástica e simples plataforma. Ficamos a espera que nos contem que tipo de projectos realizaram.