Pplware

Citrix projecta rato dedicado ao iPad e iPhone

O iPad é hoje uma ferramenta de trabalho utilizada por praticamente todo o tipo de profissionais, tendo no seu ecossistema aplicações que permitem aplicar o dispositivo da Apple aos mais variados cenários do dia a dia. Contudo, o facto de não ter um rato a auxiliar algumas aplicações afasta muitos profissionais que não dispensam este meio de input.

Este problemas pode estar prestes a desaparecer. A Citrix Systems está agora a desenvolver um rato, com base no seu software cliente, o Receiver, que poderá simplificar a vida de quem depende desta ferramenta.

Embora seja uma assunto tabu para a Apple, a verdade é que muitas aplicações que correm no iPad funcionam melhor com um teclado externo assim como ganham, de certeza, outro nível de funcionalidade se for acoplado um rato. São essencialmente apps ligadas ao segmento comercial, principalmente aquelas que foram portadas da plataforma Windows, não têm um suporte perfeito no iOS devido a essa lacuna de não haver um rato.

A Citrix tem sido um recurso que muitas empresas usam, essas apps passam a ser executadas num servidor, onde todos os recursos são permitidos, em vez das apps estarem a correr directamente no iOS onde não é suportado um rato.

Mesmo contrariando as indicações e imposições da Apple, que não dá suporte ao rato físico no iPad, a Citrix criou um protótipo, o X1, que funciona no iPad e no iPhone.

A Citrix recorreu a um software próprio, o R1 que torna possível o acesso às aplicações e a desktops remotamente. O O Citrix Receiver é actualmente um software cliente que permite o acesso ao XenDesktop e XenApp.

Embora possa parecer rebuscado, o hardware funciona muito bem. Estes movimentos do rato são captados e enviados ao Receiver. Por sua vez, o Receiver envia-os ao servidor que executa todos os comandos desejados.

O tempo de acção e reacção está a ser testado num grupo controlado pela empresa, visto se tratar ainda de um protótipo. O X1 está, contudo, a desafiar a participação da comunidade, de forma selectiva, até porque as unidades são muito limitadas.

“Há cada vez mais pessoas que só têm um iPad com eles no trabalho e quando se trabalha um pouco mais, um rato é realmente mais necessário. Torna-nos mais eficazes”.

Håkan Andersson, CEO da AceIQ, consultora especializada em Citrix

A CEO da AceIQ que participa no grupo de testers espera que este projecto avance para uma fase mais próxima do lançamento final, de forma a que a Citrix o possa apresentar já no próximo mês de Maio na conferência Citrix Synergy.

Exit mobile version