Celebra-se agora cinco anos que a Cisco surpreendeu a indústria entrando no mercado de servidores com a Unified Computing System (UCS), uma plataforma revolucionária que unifica os diversos elementos do data center – a computação, as redes e o acesso ao armazenamento e à virtualização – num mesmo sistema escalável e modular.
Esta segunda-feira, a Cisco celebrou junto dos seus parceiros o aniversario da UCS, ostentando a segunda posição mundial em servidores blade x86 em termos de facturação (Quota de mercado de 22,6%. Fonte: IDC Worldwide Quarterly Server Tracker, Q4 2013, fevereiro 2014), e situando-se como um dos cinco primeiros fornecedores no mercado total de servidores.
Junto dos seus parceiros tecnológicos, a Cisco também criou uma nova categoria de soluções de infraestrutura integrada baseadas em UCS -VSPEX com EMC, FlexPod com NetApp e Vblock com a aliança Virtual Computing Environment (VCE) – que hoje lideram o mercado, e tem trabalhado também com os principais fornecedores de software como a Microsoft, Oracle, SAP e as distribuições Hadoop para converter a UCS na plataforma ideal para aplicações de computação de alto rendimento.
Principais marcas da UCS
- Mais de 30.000 clientes únicos à data de novembro de 2013 (crescendo a um rácio anual de 53%) incluindo cerca de 75 por cento das empresas da Lista Fortune 500, com um rácio de repetição de compra de clientes de 63% (mais de 14.000 clientes).
- Líder em infraestrutura para a Cloud segundo a Synergy Research.
- Líder no Quadrante Mágico da Gartner para Servidores Blade em 2013.
- 90 recordes mundiais de performance com os processadores Intel Xeon e uma dezena de prémios da indústria pela sua capacidade de inovação.
- Canal composto por mais de 3.850 parceiros que comercializam a plataforma à escala global (1.900 especializados).
- Inovação contínua nos últimos cinco anos, incluindo: perfis de serviços, tecnologia de memória estendida, infraestrutura integrada, UCS Manager, UCS Central, UCS Director e, mais recentemente, UCS Invicta: array baseado em memória Flash para optimizar o rendimento das aplicações com uso intensivo de dados.
Segundo Francisco Guerra, diretor de Data Center e Virtualização na Cisco Portugal:
“Com um investimento anual em R&D de 5.300 milhões de dólares à escala global e um modelo de colaboração aberta com os parceiros, a Cisco segue impulsionando a inovação no data center e na Cloud, protegendo os investimentos já efetuados pelos mais de 30.000 clientes da plataforma Cisco UCS e mais de 55.000 do sistema operativo NX-OS. Enquanto a UCS está a ajudar a converter os data centres complexos e inconexos em arquiteturas mais simples , ágeis e flexíveis, a ACI permite optimizar o rendimento e a distribuição das aplicações em função das necessidades de negócio”.
Novidades
A UCS é um dos componentes da inovadora arquitetura da Cisco para o data center, que também inclui os premiados switches Nexus e os switches MDS para redes de armazenamento. Nos últimos doze meses, a Cisco anunciou a nova gama de servidores UCS equipados com os últimos processadores Intel Xeon E7 v2 (modelos Cisco B260 M4, B460 M4 e C460 M4), e renovou completamente a gama Nexus para responder aos mais distintos requisitos das organizações, juntando ao portefólio a nova família de switches Nexus 9000.
Como novidades, a Cisco apresentou hoje o novo switch Nexus 3164Q, desenhado para centros de dados escaláveis que processam grandes cargas de trabalho e aplicações de Big Data. Este switch ultra-denso de alto rendimento proporciona uma conectividade flexível tanto para portos 40 Gigabit como 10 Gigabit (suportando até 256 portos 10 Gigabit), e conta com funcionalidades optimizadas do sistema operativo NX-OS. O modelo Nexus 3164Q oferece uma mobilidade transparente com separação de cargas de trabalho, switching de Layer 2 / Layer 3 e opções de programação optimizada para ambientes SDN (Software-Defined Networking, Redes Definidas mediante Software).