Pplware

Cerebras Andromeda é o novo supercomputador de IA com 13 milhões de núcleos

Os utilizadores que gostem de estar a par das novidades que acontecem no segmento hardware, gostam também de saber as notícias que vão surgindo relativamente aos segmentos domésticos, mas também aqueles mais poderosos dedicados aos sistemas profissionais e extremamente poderosos.

Assim, foi recentemente revelado o Cerebras Andromeda, aquele que é um dos supercomputadores mais rápidos do mundo que traz consigo nada menos do que 13 milhões de núcleos.


Supercomputador Cerebras Andromeda

Foi recentemente revelado pela startup Cerebras System, localizada em Silion Valley, o novo supercomputador designado Andromeda. A empresa é conhecida especialmente pela sua criação de um chip do tamanho de um prato e desvendou nesta segunda-feira (14) o seu novo supercomputador de Inteligência Artificial que se encontra agora disponível para ser utilizado ao nível empresarial, académico e de investigação.

O supercomputador Andromeda conta com um total de 16 sistemas Cerebras CS-2 e é construido através do chip de grandes dimensões da empresa, designado Wafer-Scale Engine 2. Vem ainda equipado com 13 milhões de núcleos.

Segundo a empresa, este supercomputador Andromeda consegue executar a computação de IA a 1 exaflop de operações por segundo, com base numa precisão de formato de ponto flutuante de 16 bits.

Chip Wafer-Scale Engine 2 da Cerebras

Esta poderosa máquina é considerada como um dos supercomputadores mais rápidos do mundo. E ao ser questionado sobre o Frontier at Oak Ridge National Laboratory, que é o supercomputador mais rápido dos Estados Unidos, Andrew Feldman, fundador e CEO da Cerebras, disse que:

É uma máquina maior. Não estamos a superá-lo. Ele custou 600 milhões de dólares para ser construído, o que é menos do que 35 milhões de dólares.

Feldman adianta que, apesar de as simulações nucleares complicadas e as simulações meteorológicas tenham sido executadas historicamente em computadores de precisão dupla de 64 bits, este é um formato computacionalmente caro. Como tal, os investigadores estão a analisar se os algoritmos de IA podem eventualmente corresponder a esses resultados.

A empresa diz que o Andromeda foi construído num data center de alto desempenho localizado em Santa Clara, na Califórnia, designado Colovore. É indicado ainda que as empresas, investigadores e laboratórios norte-americanos podem aceder a esta máquina remotamente.

Leia também:

Exit mobile version