A Internet veio facilitar em muito o acesso à informação, que há uns anos atrás, apenas se conseguia numa boa biblioteca. Actualmente é fácil descobrir uma solução para a grande parte dos nossos problemas, bastando para isso fazer algumas pesquisas online e esperar que os resultados nos devolvam alguma ideia/solução/projecto de alguém que decidiu partilhar essa informação.
Recentemente enquanto pesquisava por uns bons tutoriais que me ensinassem a soldar, descobri que afinal se souber colar também irei conseguir desenvolver um projecto no âmbito da electrónica. Para isso, basta que use a tinta condutora Bare Paint.
Muitos são os projectos interessantes DIY (Do it yourself – Faz tu mesmo) que aparecem na Internet ligados à electrónica e que recorrem a algumas das plataformas que já analisamos aqui no Pplware (ex. Arduino). No entanto, muita das vezes, o entrave na produção desse projectos é a parte da soldadura. Foi nesse sentido que a Bare Conductive começou a comercializar um produto bastante interessante e inovador. Trata-se de umas canetas de tinta e onde a tinta tem um poder condutor, capaz de “transportar” os impulsos eléctricos como se de um condutor de cobre se tratasse.
A tinta pode ser usada para os mais diversos fins mas o mais interessante é que não precisamos de nenhum circuito impresso ou breadboard, sendo o circuito montado numa simples folha, cartolina, etc.
Veja um pequeno vídeo demonstrativo desta tecnologia, onde é colocado em funcionamento um led num simples cartão de visita.
Relativamente ao corpo, a empresa fez também saber que está já a trabalhar numa versão que poderá ser aplicada directamente na pele e onde se poderão fazer os mais diversos trabalhos sobre a mesma (ex. tatuagens com leds).
Relativamente às canetas de tinta Bare Paint estas têm um custo aproximado de 7,5 Euros e podem ser compradas directamente a partir do site.
Que achou deste projecto? Achou interessante a utilização de uma versão da tinta no corpo?