A informação não tem preço. Com tantas ameaças digitais que conhecemos, o melhor para mantermos a nossa informação salvaguardada é fazendo backups. Já ouviu falar na estratégia 3-2-1?
A estratégia 3-2-1 de backups é uma das práticas mais recomendadas para garantir a proteção e a recuperação de dados em caso de falha, desastre ou ataque informático.
Backups: regra 3-2-1
Esta regra simples e eficaz consiste em:
- 3 cópias dos dados
- Deve existir sempre três cópias dos seus dados: a original (em produção) e duas cópias de segurança. Isto reduz significativamente o risco de perda total, pois mesmo que uma cópia seja comprometida, restam outras para recuperação.
- 2 tipos de suportes diferentes
- As cópias de segurança devem estar armazenadas em pelo menos dois tipos de suportes distintos (por exemplo, disco interno do computador, disco externo, NAS, cloud, etc.). Esta diversidade protege contra falhas específicas de um tipo de suporte ou tecnologia.
- 1 cópia off-site (fora do local)
- Pelo menos uma das cópias deve estar guardada fora do local principal (por exemplo, noutra localização física ou na cloud). Isto protege os dados contra desastres locais, como incêndios, inundações ou roubos, que possam afetar todos os dispositivos no mesmo espaço físico.
Vamos considerar como exemplo que tem um conjunto de informação na empresa e pretende ter backup. O ficheiro original está no computador de trabalho (1ª cópia). Uma cópia de segurança é feita para um disco externo em casa (2ª cópia, suporte diferente). Uma terceira cópia é enviada para um serviço de cloud (3ª cópia, fora do local).
Com o aumento das ameaças, recomenda-se complementar a regra 3-2-1 com medidas adicionais, como backups imutáveis ou offline, para proteção contra ransomware mais sofisticado.
A regra 3-2-1 é um padrão de referência para a segurança dos dados, sendo fácil de implementar e adaptável a utilizadores domésticos e empresas de qualquer dimensão.