O Arduino é hoje muito mais que uma simples placa electrónica de desenvolvimento. Desde a altura do Processing, linguagem na qual foi inicialmente baseado, o Arduino conseguiu construir uma comunidade gigantesca espalhada por todo o mundo, com um IDE simples e user-friendly.
Hoje foi divulgado aquilo que será uma plataforma baseada na Web unicamente para Arduino, algo que pretende tornar o mundo Arduino ainda mais simples, flexível e com um ecossistema mais refinado.
Quem procura algo relacionado com Arduino e com os fantásticos micro-controladores de 8-bit da Atmel, é extremamente provável que vá parar ao fórum Arduino, que está carregado de conteúdos. A par com o software Arduino e outras ferramentas normalmente utilizadas (como o Fritzing), todos esses recursos estão dispersos e precisam de uma arrumação, de modo a que integrados consigam facilitar o acesso, aprendizagem, configuração e partilha de projectos.
Foi com esta motivação que nasceu o Arduino Create, que tem vindo a ser trabalhado nos últimos meses pela equipa do Arduino em conjunto com a equipa ToDo.
O Arduino Create é composto por um conjunto de ferramentas, a partir da Web, que permitirá utilizar recursos que no processo normal necessitam de instalação e manutenção de várias aplicações isoladas. Será apenas necessário instalar o plugin no browser para que seja possível a comunicação com a placa de desenvolvimento.
Na galeria abaixo, veja uma amostra desta plataforma.
No Arduino Create será possível escrever código, programar directamente os vários modelos de micro-controladores a partir do browser e guardar poderá guardar o código na cloud de modo a poder aceder-lhe a partir de qualquer dispositivo.
Em resumo, as funcionalidades que se destacam são:
- Integração com a conta Arduino, sendo apenas fazer o login normal;
- Utilização da cloud para armazenar o código;
- Guia de configuração inicial;
- Utilização da versão mais recente de todos os conteúdos (IDE, bibliotecas e exemplos);
- Detecção automática de placas de desenvolvimento, seleccionáveis com uma única acção;
- Apresentação de exemplos com esquemas e detalhes das ligações;
- Separador “Readme” incluído em cada projecto, de modo a adicionar mais detalhes que não serão colocados em comentário no código;
- Possibilidade de adicionar esquemas e ligações próprias a cada projecto, centralizando assim toda a informação desse projecto;
- Melhor integração com as referências de linguagem e glossário;
- Possibilidade de partilhar um projecto e integrar o código numa página Web;
- Área de notificação com todas as novidades (novas bibliotecas, novas funcionalidades, etc);
- Tutoriais em vídeo disponíveis directamente a partir do editor.
Este é um projecto ainda em desenvolvimento e promete muitas novidades para breve. Para já ainda não é possível testar qualquer funcionalidade (apenas os actuais beta-testers o podem fazer) mas em meados do próximo mês de Junho, deverá ser iniciado o programa de beta-testing público do Arduino Create, onde será possível testar todas as suas funcionalidades.
Via Arduino Blog