Pplware

Aprovado! TDT vai mesmo ter mais 4 canais

A TDT – televisão digital terrestre voltou a ser tema de conversa e debate nos últimos meses isto porque o Governo tencionavam incorporar mais quatro canais na TDT. No entanto, a Autoridade Nacional das Telecomunicações (ANACOM) fez um parecer onde referiu que a TDT em Portugal só dá para acomodar mais três canais.

Hoje o Conselho de Ministros aprovou o alargamento da oferta na rede TDT para… 4 canais!

Mesmo indo contra o parecer da ANACOM que referia que “a capacidade disponível na rede para o transporte e difusão de mais três serviços de programas nas condições actuais dos serviços concessionados (RTP1 e RTP2) e licenciados (SIC e TVI)”, o Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento da oferta gratuita na rede TDT para 4 canais, tendo em conta um estudo realizado pela PT.

Numa nota enviada aos meios de comunicação, o Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, refere que:

Depois de oito anos de inércia, conseguimos encontrar uma solução que vai beneficiar diretamente cerca de dois milhões e meio de cidadãos que têm na TDT o único acesso a conteúdos televisivos. É esta circunstância que importa frisar. Há um milhão de lares que hoje têm apenas acesso a cinco canais de televisão e que em breve vão poder aceder gratuitamente a mais quatro

O ministro revelou ainda que dois dos quatro canais ficarão da responsabilidade da RTP, em concreto a RTP3 e RTP Memória e que os outros dois serão destinados a operadores privados, atribuídos após concurso publico.

Mas como é possível acomodar os quatro canais?

Segundo a informação «…A solução encontrada para acomodar estes novos canais foi desenvolvida pela PT e baseia-se na utilização de tecnologia de última geração, que permite a descodificação do sinal, de modo a preservar a sua qualidade.  Foram feitos estudos e realizados testes sobre a capacidade da rede por parte do operador de distribuição responsável que o regulador do sector acompanhou».

Segundo refere o Publico, a Anacom diz só ter conhecido ontem, dia 11, os resultados da PT e por isso não ter corrigido o parecer que enviou há dois meses ao Parlamento.

O ministro da Cultura disse ainda que «…esta medida não representa custos adicionais para o Orçamento Geral do Estado e vai impactar positivamente cerca de 2,5 milhões de cidadãos»

Actualmente a TDT tem disponíveis os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e canal Parlamento. O ministro espera que a RTP3 e RTP Memória estejam já disponíveis este Verão.

Exit mobile version