…via Wifi
Por Projecto MagicKey do Instituto Politécnico da Guarda para o PPLWARE.COM
A integração de dispositivos nunca foi tão fácil, hoje existem diversas formas que permitem facilmente a comunicação entre dispositivos.
Para comunicar com o Arduino temos hoje várias formas de o fazer, contudo parece-nos que as mais interessantes são mesmo as que o fazem sem fios. O bluethoot é sem dúvida uma excelente de o fazer, no entanto o WIFI permite uma mais fácil integração entre sistemas, isto porque é mais fiável e porque se encontra disponível em mais dispositivos.
Hoje vamos então ensinar como pode facilmente controlar um portão usando um Arduino e um Android. Para tal montamos um pequeno cenário a simular os dois portões que serão controlados via wifi através de um dispositivo Android que irá passar instruções ao Arduino.
Exemplo dos portões abertos
Na aplicação prática que apresentamos a seguir, pode ver-se o uso de um módulo RN-XV da Roving Networks. Este módulo permite de forma fácil fazer uma comunicação entre o Arduino (via porta serie) e a web (ver video abaixo). Com este módulo é possível efectuar várias configurações de forma a ter o tipo de comunicação desejada.
Na presente aplicação usamos a mais simples que passamos a descrever.
Inicialmente começamos por ligar o modulo à rede Wireless que temos disponível. Também neste ponto existe várias formas de o fazer de acordo com o tipo de autenticação de que dispomos.
Ora vejamos como fazemos:
Usamos a aplicação Teraterm disponibilizada pelo fabricante, onde fazemos as configurações tal como se mostra na figura, selecionando a porta série em causa:
Vamos indicar qual a rede a que nos pretendemos ligar no nosso caso á “Magickey”.
Para entrar em modo de comando usamos o seguinte comando:
$$$
A resposta é a seguinte:
CMD
Agora vamos introduzir o comando que indica a rede a ligar:
set wlan ssid Magickey
O modulo responde com:
AOK
Visto que nossa rede tem autenticação vamos inserir a senha:
set wlan pass xxxxx
O modulo responde com :
AOK
Fazemos os comandos save e reboot para que a informação fique guardada nas configurações e para que o modulo re-inicie com estas novas configurações.
Logo após o reboot poderemos verificar o endereço IP atribuído pelo nosso AP ao modulo, e o porto onde este se encontra a escuta:
No Arduino só temos que fazer um “programinha” muito simples tal como se mostra abaixo:
No Android criamos apenas um app muito simples com 3 botões, onde se estabelece uma ligação TCP ao módulo, para envio dos dados de acordo com o protocolo definido e presente no código do Arduino.
O resultado foi o seguinte:
Este é um dos muitos exemplo do que se pode fazer com um simples Arduino e um Android. A programação é relativamente simples e o resultado pode surpreender.Gostaram deste exemplo de aplicação?