Pplware

Análise à BOX Wireless nacional WaveSYS

A BOX WAVESYS, fabricada pela empresa portuguesa de engenharia de comunicações Wavecom, é a solução perfeita para quem necessita de monitorizar e controlar remotamente os mais diversos equipamentos.

Este equipamento pode ser usado em cenários de videovigilância, monitorização e controlo centralizado, como por exemplo tele-gestão de redes de distribuição de electricidade, água ou gás ou simplesmente para interligação de edifícios, etc.

Hoje o Pplware dá a conhecer as principais funcionalidades da BOX nacional WaveSYS e plataforma de gestão.

A box WAVESYS é uma solução de comunicação via rádio, com as mais diversas aplicações. Esta solução de transmissão de dados é ideal para cenários de grande distância em tipologia ponto-a-ponto, ponto-multiponto e mesh.

A Wavesys pode funcionar como repetidor rádio e gateway assim como poderá servir simplesmente para interligar equipamentos IP via interface Ethernet.

Em termos de especificações, a BOX WaveSYS 1000 é bastante completa.O equipamento possui duas interfaces Wireless a 5GHZ, uma interface wireless que funciona na gama dos 2,4 Ghz e uma interface 3G, mas uma vez que a box é modular podendo ter qualquer outro tipo de combinação de interfaces (máximo 4).

Tem ainda disponível 2 portas Gigabit Ethernet com suporte para PoE (802.3at) e suporte para ligação a redes 2G/3G/CDMA através das interfaces USB. A possibilidade de ligação de dispositivos de armazenamento de massa pode também ser usado para efeitos de logging de sensores.

Características Técnicas (Modelo 1000)
Como aceder ao equipamento?

A gestão da BOX WaveSYS 1000 pode ser efectuada via interface web ou Telnet/SSH.  Para uma configuração inicial, basta que liguem o injector PoE a uma das interfaces de rede Ethernet da Wavesys e podem ligar o vosso PC directamente à outra interface Ethernet livre.

Por omissão as credenciais de acesso são:

Menu Status

Depois de autenticados, através do menu Status, é possível saber de imediato algumas informações da box como por exemplo o nome, modelo, versão do kernel, uptime, temperatura, estado da memória RAM e Flash, etc.

Acedendo novamente ao menu Status, é possível também visualizar graficamente e em tempo real o tráfego das interfaces Ethernet e Wireless assim como as ligações activas UDP e TCP.

De referir ainda que na secção ‘Statistics’ o administrador tem a possibilidade de armazenar histórico da temperatura, tensão de entrada, sinal e débito rádio de todos os clientes associados.

Menu Settings

Através do Menu Settings é possível configurar as mais diversas funcionalidades deste equipamento. Uma vez que existem várias opções, nos próximos tutoriais iremos abordar detalhadamente cada uma das funções.

Como podemos ver pela imagem seguinte, dentro de Settings > Network  o administrador pode proceder à configuração das interfaces Ethernet e Wireless, Vlans, Mesh, DHCP e DNS, SNMP, VPN, entre outros.

Destaca-se ainda a funcionalidade Quick Setup para quem pretender ter um configuração assistida para as interfaces de rede.

É também dentro do Menu Settings, em System, que podemos alterar as credenciais de acesso ao equipamento assim com algumas definições gerais (ex. data/hora).

Menu Tools

Por fim, no menu Tools, podemos encontrar várias ferramentas para actualização, diagnóstico, backup do sistema e até assistência remota.

Num próximo tutorial iremos então analisar detalhadamente cada uma das funções presentes no Menu Settings. Alguma dúvida questão sobre este equipamento e respectivas funcionalidades não hesitem em deixar nos comentários.

Exit mobile version