Tal como outro componente, as impressoras também pode ser atualizadas e receber correções e melhorias. Da mesma forma, quando estas trazem problemas, o mesmo é passado para estes equipamentos. Este último cenário está agora a acontecer nas impressoras HP, que bloqueiam e ficam inutilizadas.
É o resultado de uma atualização de software que a HP que está a causar este no problema. A atualização foi lançada este mês pela marca para os modelos OfficeJet e está a fazer com que alguns desses dispositivos fiquem inutilizados.
Desde meados de maio as reclamações começaram a crescer no Fórum de suporte da HP e focam-se nas impressoras OfficeJet, Estas bloqueiam após instalarem automaticamente a atualização de firmware mais recente da empresa.
Ao surgir o problema, o ecrã de controlo da impressora passa a apresentar um ecrã azul com o código de erro 83C0000B. Isso leva a que fique bloqueada e sem possibilidade de ser recuperada pelo utilizador. Para fazer a reposição é necessário interagir com o ecrã que está bloqueado.
Esta é uma situação complicada e parece não ter forma de ser contornada pelos utilizadores. Por agora, e do que é descrito, os clientes da HP apenas têm como solução para o problema o envio da impressora afetada para os serviços de suporte da marca.
A HP já reconheceu o problema e revelou que está já a trabalhar na correção desta situação. Até esse momento chegar, o recomendado é que as impressoras sejam desligadas da Internet para que não recebam a atualização que traz o problema. Caso este tenha já surgido, devem então contactar os serviços de suporte da marca.
Não sendo uma questão que fosse esperada, vem somar-se às anteriores situações que a HP teve. Uma atualização também recente veio passar a impedir a utilização de tinteiros que não fossem os da marca. Isso, naturalmente, deixou os utilizadores pouco contentes com a situação.