Foi fotografada a placa gráfica da ATI da família Evergreen que agora, finalmente, apresenta a interface para dar uso à tecnologia ATI Eyefinity. Tem o dobro da memória do primeiro Cypress XT, a HD 5870, estando já preenchida com chips de memória a face do PCB oposta à do GPU, agora portanto com 2GB de memória GDDR5.
Falado e aprofundado aqui pela primeira vez neste artigo, o ATI Eyefinity pode agora ser usado graças à nova interface desta placa gráfica em particular.
Tem o mesmo dissipador que o primeiro modelo standard, já aqui analisado no Peopleware, e a principal diferença reside no backplate que agora, em vez das saídas DVI, HDMI e DisplayPort, contém 6 saídas Mini-DisplayPort.
Existe também agora 2GB de memória, como já foi dito, e em vez das duas fichas de alimentação normais PCI-E de 6 pinos, existe uma de 6 e outra de 8 pinos, facto que já podia ser previsto no modelo que analisámos, dada já a existência do sítio para ligação do 7º e 8º pinos dessa ligação no PCB.
Esta alteração na alimentação deve-se provavelmente à energia adicional agora necessária ao suporte tanto das 6 ligações Mini-DisplayPort como da memória extra em relação ao primeiro modelo.
As velocidades de relógio mantém-se nos valores de referência.
Não foram revelados preços mas, mesmo que sejam acessíveis, não será “qualquer um” que irá tirar partido e que necessitará desta tecnologia. Sim, é bonito e bastante útil para grandes eventos ou zonas comerciais, mas não para ter em casa com 6 monitores a “sugar” energia.
As formas possíveis de ligação dos monitores estão representadas na imagem seguinte.