No setor das placas gráficas ninguém duvida que a Nvidia é a líder indiscutível. Contudo, a rival AMD continua a esforçar-se para lançar para o mercado equipamentos cada vez mais poderosos e capazes. E parece que esses esforços estão a dar resultados, pois a empresa das Radeon vendeu quase o dobro de placas gráficas em relação à Nvidia na semana passada. Será que os ventos vão mudar neste setor?
AMD vendeu mais GPUs do que a Nvidia na semana passada
Como é natural, várias marcas que atuam nos mesmos setores acabam por ter sempre uma certa rivalidade, mais ou menos saudável. E embora algumas empresas liderem a participação de mercado nas suas áreas, é sempre interessante de ver a evolução deste panorama.
Desta forma, embora a Nvidia seja a campeã no ramo das placas gráficas, as mais recentes informações mostram que, na semana passada, a rival AMD conseguiu vender quase o dobro do que a empresa das GeForce RTX.
Estes dados foram revelados pela popular loja alemã Mindfactory, na qual, na semana passada, foram vendidas 810 unidades de GPUs da AMD (66,39%) contra 410 exemplares da Nvidia (33,61%). Mas o preço médio dos chips gráficos de cada uma destas marcas também é diferente, uma vez que os da AMD rondam os 490 euros, enquanto que os da Nvidia são de 797 euros.
Some Retail Graphics Cards Sales from the weekend.#AMD #Intel #Radeon #IntelGraphics #Nvidia #NvidiaGeForce pic.twitter.com/qsGi9kD9S0
— TechEpiphany (@TechEpiphany) August 1, 2023
Mas esta não é a primeira vez que a marca vermelha supera a gigante verde, especialmente no mercado alemão. E isto acontece porque na Alemanha a maior parte dos utilizadores preferem produtos com uma melhor relação entre o preço e o desempenho.
Do lado da Nvidia, o modelo de GPU mais vendido foi a GeForce RTX 4070 (100 unidades), enquando que da AMD a gráfica mais vendida foi a Radeon RX 6700 XT, com 160 exemplares.