A memória RAM é sempre um elemento crítico num PC e é sempre um dos componentes que mais vezes é sugerido actualizar. Sem termos presente uma quantidade generosa de RAM os programas, as aplicações e os próprios sistemas operativos tendem a ser lentos.
Se é simples actualizar e aumentar a memória disponível, nem sempre conseguimos ter acesso a pentes de memória grandes o suficiente para o que pretendemos.
A Samsung resolveu agora esse problema e apresentou um pente de memória de “apenas” 128GB!
A nova proposta da Samsung foi agora lançada para o mercado e pretende suprir de forma simples todas as necessidades de memória que os servidores industriais actualmente têm. A empresa coreana usa novas técnicas de construção que permite aumentar o número de módulos presentes nestes pentes de memória, mantendo intacta a dimensão dos mesmo.
A descrição técnica revela em detalhe a nova técnica de construção deste DIMM de memória, que foi desenhado para servidores.
The chip dies are ground down to a few dozen micrometers, pierced with hundreds of fine holes and vertically connected by electrodes passing through the holes, allowing for a significant boost in signal transmission.
Ao todo são 36 conjuntos de blocos de memória de 4GB, que somados atingem o impressionante volume de 128GB de memória DDR4.
Para além deste valor da memória, este DIMM trabalha a uns estonteantes 2,4000 megabits por segundo.
A Samsung garante que esta é a memória mais rápida, de maior volume e a mais energeticamente eficiente que está no mercado, garantindo o topo da qualidade.
Ainda não existem preços para este novo DIMM de memória, mas o mais provável é que seja mais caro que o computador que tem, limitando de imediato a sua utilização em cenários mais domésticos.
No entanto e na indústria, este será o elemento que mais será usado. Com servidores a terem disponíveis 96 slots de memória, conseguem-se construir máquinas com 12,2 terabytes de RAM. É no mínimo, interessante!