Pplware

TEDxLisboa 2015 – Sabia que um elefante na sala incomoda?

Um elefante na sala incomoda” – Foi sob este mote que aconteceu hoje em Lisboa mais o TEDxLisboa 2015. Na Aula Magna da Universidade de Lisboa, oradores abordaram temas que prometem consciencializar as mentes e alertar para problemas que nos tocam no dia-a-dia.

O Pplware esteve presente neste brilhante evento e conta-vos tudo o que por lá se passou, desde as diferentes ideias até aos temas mais fracturantes!

Neste TEDxLisboa falou-se abertamente e sem constrangimentos sobre os elefantes que incomodam na sala. Este evento contou com oradores a apresentar a sua ideia em palco, em menos de 18 minutos, para uma grande audiência.

Tal como em edições anteriores, o TEDxLisboa teve adesão massiva e rapidamente a Aula Magna da Universidade de Lisboa encheu para receber e partilhar ideias todos estes oradores.

O TEDxLisboa iniciou com a presença do orador Gonçalo Lopes, mostrando que a criatividade está presente nas mais diversas áreas, entre elas a Matemática e as Engenharias. Foi feita uma apresentação musical a partir da computação.

Os temas e os talks

O foco principal de um TED são os Talks, onde cada orador apresenta uma visão muito particular de um tema, sempre relacionado com a ideia base que serve de mote a esse TED.

Este TEDx Lisboa não foi diferente e por isso apresentaram-se na sala diversos oradores, todos eles com uma visão particular sobre o grande tema do evento.

Entre os dois primeiros oradores do dia, Gonçalo Lopes e Hélio Rasteiro existe uma grande diferença. Um mostra a sua criatividade e outro a sua fórmula matemática que levará o país para a frente.

anterior próxima

A meio da primeira sessão, já os presentes estavam entusiasmados com o que iriam assistir. Após os “Encontros Imaginários” apresentado pelo orador Hélder Costa, chegou a vez do Tedtalk sobre territórios prioritários onde o António Brito Guterres deixou dados impressionantes sobre a manipulação de dados estatísticos.

Nesta primeira sessão foi ainda apresentado o “Robot Ajuda”, projecto realizado pelo Professor Paulo Torcato. O encerramento da primeira sessão foi feita pelo fundador do jornal o Público, Jorge Wemans.

A segunda sessão iniciou de forma a cativar a atenção da plateia com um momento musical do grupo Caixa de Pandora. Momentos depois, os visitantes foram surpreendidos com as flores do orador Tó Romano que misturou de forma brilhante os afectos e as flores.

anterior próxima

Neste TEDxLisboa o orador António Fernandes falou do movimento maker, fazendo referência à Lisbon Maker Faire 2015. Mostrando como este movimento une todos os inventores e “fazedores” do nosso país, criando uma comunidade única que consegue interagir entre si e criar peças, objectos e ideias únicas.

Este TEDxLisboa entrou na recta final com a história da descoberta da individualidade da oradora Raquel Oliveira. O seu corpo é a sua obra e por isso não o precisa de adaptar aos cânones e padrões definidos pela sociedade, mas sim ao que dele quer fazer.

Carla Fernandes continuou com uma história bastante pessoal sobre o racismo com que temos de ligar diariamente, de forma directa ou indirecta.

Este TEDxLisboa terminou com o humor do Luís Franco-Bastos e com a nota de que o próximo evento terá como mote a democracia.

Parceiros/Espaço de convívio

Mas para além de todas as Talks, a TEDxLisboa 2015 contou também com a presença de alguns stands de parceiros e de outras ideias.. Nele podemos tomar contacto com algumas ideias inovadoras e, principalmente, de interagir com todos os que ali foram apresentar as suas ideias.

Coisas simples como fabricar Origami, speed dating ou tirar uma foto com a equipa da We Love Social, eram possíveis, ao mesmo tempo que se iam trocando ideias com todos os elementos destas equipas que com toda a simpatia do mundo nos recebiam.

anterior próxima

O TEDxLisboa 2015 foi mais um caso de sucesso, com oradores que nos trouxeram visões únicas para alguns dos possíveis problemas que temos na nossa sociedade e no nosso Portugal.

Sim, um elefante na sala incomoda, mas agora temos ideias para o conseguir colocar fora da nossa visão, reduzindo-o a uma dimensão em que facilmente se torna suportável e que com ele consigamos conviver.

E vocês, qual o vosso elefante na sala e como lidam com o elefante em vez de o temer?

TEDxLisboa 2015

Exit mobile version