Naquele que já é um evento regular e que fomenta a criação de produto nacional na área dos videojogos, foram entregues os prémios Playstation 2017. A cerimónia decorreu na passada noite de 29 de Janeiro de 2018 e reuniu alguns nomes da indústria recente nacional.
“E o vencedor é…”
Out of Line
Foi na passada noite de 29 de Janeiro que Out of Line, o título de plataformas da Duckling Studios (que o Pplware aqui tinha experimentado) foi considerado como o Melhor Jogo de 2017.
O estúdio composto por dois alunos da ETIC, foi desenvolvido no âmbito do programa PlayStation First, e é um platformer adventure protagonizado por um pequeno rapaz chamado San, que acorda numa fábrica muito particular, rodeado de outros rapazes. Ao perceber o macabro propósito do local onde acaba de acordar, San parte numa surpreendente aventura para fugir da fábrica e escapar aos carniceiros.
Out of Line é uma aventura diferente que, tal como o Pplware aqui revelou, terá suporte para o PlayLink.
Como vencedor do Prémio PlayStation, na categoria de Melhor Jogo de 2017, a equipa da Duckling Studios terá acesso a:
- Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
- Kits de desenvolvimento PS4
- Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
- Publicar o seu videojogo para a PS4 na PlayStation Store
- Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000€
O Pplware gostaria de das os parabéns à equipa da Duckling Studios e desejar os maiores sucessos a todos os participantes.
Entretanto, fiquem de seguida a conhecer os vencedores (e vencidos) em todas as categorias dos prémios Playstation:
Nomeados
Nomeados para Prémio Imprensa:
- Out of Line do estúdio Duckling Studios – Vencedor
- Bifrost Spire do estúdio Pink Dogs
- Hover Shock do estúdio Can Play
- Obscuria do estúdio Insiduos Games
Nomeados para Melhor Jogo de Competição Online
- Hover Shock do estúdio Can Play – Vencedor
- Apex Arena do estúdio Cake Collective
- Ganbatte do estúdio Mimicry Games
- Bifrost Spire do estúdio Pink Dogs
Nomeados para Melhor Jogo Infantil
- Apex Arena do estúdio Cake Collective – Vencedor
- Out of Line do estúdio Duckling Studios
- Ganbatte do estúdio Mimicry Games
Nomeados para Melhor Arte
- Obscuria do estúdio Insiduos Games – Vencedor
- Rise of Denial do estúdio Noble Quad
- Out of Line do estúdio Duckling Studios
- Lux Tenebrae do estúdio Atom3 Games
Nomeados para Jogo mais Inovador
- Iteration do estúdio Those Kids – Vencedor
- Out of Line do estúdio Duckling Studios
- Hover Shock do estúdio Can Play
- Ganbatte do estúdio Mimicry Games
Nomeados para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation
- Rise of Denial do estúdio Noble Quad – Vencedor
- Apex Arena do estúdio Cake Collective
- Iteration do estúdio Those Kids
- Nameko do estúdio Green Kiwi
Nomeados para Melhor Jogo 2017
- Out of Line do estúdio Duckling Studios – Vencedor
- Obscuria do estúdio Insiduos Games
- Rise of Denial do estúdio Noble Quad
- Hover Shock do estúdio Can Play
PlayStation Talents
Os Prémios PlayStation são uma iniciativa da Sony Playstation que reforça o apoio ao desenvolvimento de videojogos em Portugal, desafiando jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation 4. Insere-se no Projeto Playstation Talents que é composto pelas várias áreas:
- PlayStation Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.
- PlayStation First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation.
- Prémios PlayStation: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Os projetos vencedores da primeiras edições são Strikers Edge e VRock.
- PlayStation Games Camp: esta iniciativa, que está em funcionamento em Madrid, Bilbao, Sevilha e Valência, permite juntar num mesmo espaço criativo diferentes estúdios e fornecer-lhes kits de desenvolvimento para a PS4, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento dos respetivos jogos. O objetivo é publicar anualmente os títulos dessas equipas para a PS4.
- PlayStation Alianças: nesta área a PlayStation trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4.
De referir que este anuncio coincide com o lançamento de Strikers Edge, o vencedor do 1º Prémio Playstation, para a Playstation 4 (e PC). Strikers Edge já se encontra disponível worldwide.